Homossexualidade na terceira idade.

Amor não tem idade!
Por: Julio Marinho

Quando se fala em homossexualidade, geralmente a primeira imagem que nos vem a cabeça tem a ver com juventude, como se homossexualidade estivesse, obrigatoriamente, ligada a ela, mas isso, evidentemente, não é verdade. Temos também os LGBTs da terceira idade, com seus anseios, peculiaridades e necessidades de inclusão social.

Existe uma enorme população de indivíduos idosos gays e lésbicas.  E também muitos mitos e estereótipos negativos existentes sobre eles.  Os LGBTs mais velhos sofrem de um duplo estigma na sociedade. A imagem do gay ou lésbica mais velho, como deprimido, solitário, desesperado, e sem sexo é predominante, no entanto, esta imagem não retrata a realidade. Eles podem na verdade, ter uma vida até bem interessante.

Isso não quer dizer que a vida de gays e lésbicas, em idade mais avançada, seja um mar de rosas, muito pelo contrário. Eles tem de experimentar o estigma da homossexualidade. Heteressexuais, no entanto, apenas vivenciam o estigma de ser velho. Em outras palavras, os gays e lésbicas mais velhos tiveram que lidar com a discriminação e os estereótipos negativos durante a maior parte de suas vidas, ao contrário do que acontece com os heterossexuais.

Alguns fatores são particularmente cruéis, quando se trata dos interesses dos idosos LGBTs.  Relacionamentos homossexuais, de uma forma geral, não são reconhecidos. Muitas vezes isso faz com que os parceiros não sejam autorizados a visitar os seus entes queridos nos hospitais, não possam tomar partido nas decisões dos cuidados médicos de seus/suas parceiro(a)s, não sejam autorizados a viver juntos em instituições de assistência e cuidados a idosos, ou mesmo impedidos de participar de funerais. Além disso, podem ficar de fora da partilha de bens, deixando-os muitas vezes a própria sorte. Eles ficam incapacitados de lutar legalmente por seus direito, já que não há uma lei que assegure esses direitos, no máximo, podem contar com a boa vontade de algum Juiz. Ficam dessa forma, indefesos diante da família do companheiro(a) falecido(a), que muitas vezes abandonam seus parentes em vida, por serem homossexuais, mas que não hesitam em lutar ferozmente por seus bens, quando esses morrem.

Não podemos também esquecer do preconceito que essas pessoas sofrem da própria comunidade LGBT. Gays mais jovens tem, muitas vezes, atitudes bem negativas com relação a gays mais velhos.

Temos que olhar com muito carinho para essas pessoas, afinal de contas, mesmo parecendo impossível, eles trilharam um caminho bem mais espinhoso do que trilhamos hoje.

Comentários

  1. Muito bom! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Não imaginava q existia isso., rs

    ResponderExcluir
  3. Olha isso é algo sério!!! Não só pra os idosos homossexuais, a cultura lgbt tem que ser reavaliada, tem que ter uma transformação, não é de uma comunidade ou duas comunidades, tem que ser uma transformação geral, a cultura lgbt é muito mal vista, temos que exercer um papel importante que nao beneficie só a nossa classe, mas que beneficie também pessoas carentes, crianças e idosos tanto homos como heteros, é o ser humano que tem que ser valorizado, a vida!! vida de homossexual só se torna dificil quando ele nao tem foco, nao tem objetivo!! infelizmente essa nova geração lgtb nao tem foco na vida, nao pensam que um dia vão envelhecer, se ele for rico aí já é outra história, agora me digam e um homossexual pobre, se ele nao estudar ele vai ser o que?? um homossexual excluído por que pra sociedade ele vai ser tachado assim: Ah, além de gay é pobre! o destino dele é ir pro ponto cedo, eu tenho orgulho mas ao mesmo tempo eu tenho nojo tenho asco, de gays soberbos, soberba, luxuria e inveja esses pecados capitais que se instalam no nosso meio, esse é o cancer que se instalou no nosso meio, por que os homossexuais de antigamente tinha ideais, tinham mais firmeza pra fazer manifestações e hj o que vemos?? Enquanto uma minoria luta, sempre bate na mesma tecla, respeito, igualdade, sim somos vitoriosos por que temos consciência e sabemos por que vinhemos ao mundo, mas a grande maioria é como eu disse, totalmente sem foco sem perspectivas, eu sou lésbica, tenho 22 anos, sou engenheira, casada e isso nao me torna arrogante e soberba, todas essas conquistas tive trabalhando e estudando dia e noite, muitas vezes com vontade de ir a balada gay da cidade, azarar meninas, conhecer outras pessoas, isso é pra todos nao só pra gente, mas toda a juventude brasileira!! Renuncie seus desejos, o tempo passa rápido e mais rápido passará se vc nao constrói nada!! contudo, a melhor maneira dos homossexuais conseguirem a verdadeira paz, respeito e dignidade é perguntando a si mesmo?? o que quero pra minha vida mesmo afinal? Me respeitar, tratar os contextos sociais e problemas com sendo meus também, afinal de contas sou cidadão e vivo numa democracia e tenho que fazer valer a pena meus direitos de homossexual? Ou, isso não é problema meu, sou assim eu nao vou mudar, sou gay, nao tenho tanta importância na sociedade, afinal sou discriminado, nao tenho estudo, nao sei o que vai ser de mim daqui pra frente, quem sabe eu faça uns programinhas no ponto, viaje e vá pra europa, vou ficar rica por lá e volto cheia do aquê e mostro pra essas bichas todas quem eu sou!! Bom.. eu falo isso por que é só o que eu escuto da nossa juventude lgbt!! Claro nao são todos!! friso bem " não são todos"!! infelizmente é assim que a sociedade vê!! Então vamos fazer algo pra que nossa cultura lgbt seje reavalidada e se perguntem que papel a comunidade lgbt exerce na sociedade???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!