Homofobia na Federação croata de futebol.

"Não há lugar para homossexuais no meu time. A homossexualidade não é uma coisa boa."

"Felizmente, só as pessoas saudáveis jogam futebol "


Estas foram as palavras do presidente da Federação Croata de Futebol Vlatko Markovic, em uma entrevista no início desta semana. Markovic admitiu durante uma entrevista ao jornal Vecernji List que,  "certamente" recusaria a um jogador homossexual, a chance de jogar pela equipe nacional croata.

Os comentários de Markovic desencadearam protestos de várias associações de defensa dos direitos dos homossexuais na Croácia que, inclusive, já entraram com uma representação na federação de futebol croata. "A postura das instituições competentes mundiais e nacionais é de que a homossexualidade não é uma doença.  E a discriminação com base na orientação sexual pode ser punida,  segundo as leis croatas. Por isso, apresentaremos uma denúncia contra o presidente da Federação. Denunciaremos o caso também para a Comissão Disciplinar da Uefa". Diz o comunicado da Associação pelos direitos LGBTs. O Estatuto da Federação de Futebol croata prevê medidas de suspensão ou expulsão para qualquer tipo de discriminação.

Diante dos protestos e da iminência de uma punição, Markovic pediu desculpas por seus comentários homofóbicos e acusou o jornal de tê-lo mal interpretado. "Desculpem-me, mas fui mal interpretado. Não era minha intenção insultar ou fazer mal a ninguém. Não tenho nada contra os membros de qualquer minoria, muito menos contra os de orientação homossexual. Mais uma vez, peço desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos." Um pedido de desculpas é algo louvável, mas é óbvio, dado ao teor das declarações, que Markovic não esta sendo sincero.  Na verdade esta fazendo o que todo homofóbico faz diante da possibilidade de uma punição, ou seja, põe o rabinho entre as pernas e se diz arrependido. A covardia dessas criaturas chega a ser nojenta. São todos muito corajosos quando estão em grupo ou respaldados  pela impunidade. Lixo humano!

É justamente este tipo de declaração que faz com que em pleno Século XXI, pessoas sejam agredidas e mortas pelo simples fato de serem homossexuais. Provavelmente levará muito tempo ainda, antes que um jogador de futebol gay seja corajoso o suficiente para assumir abertamente sua orientação sexual, justamente por causa de pessoas como o presidente da Federação Croata de Futebol, o que é lamentável, considerando o fato de existem vários atletas profissionais, que são obrigados a ocultar sua orientação sexual, por saberem que isso significaria o fim de suas carreiras. 

Sempre existiram e, continuarão a existir, atletas homossexuais, não há diferença, nem tão pouco há influência da orientação sexual no desempenho desses atletas, há apenas o preconceito. Cito o exemplo do jogador britânico de Rugby Gareth Thomas. Gareth, que era uma estrela internacional do esporte, assumiu sua orientação sexual em dezembro de 2009, já no final de sua carreira. A homossexualidade de Gareth nunca foi uma empecilho, profissionalmente falando, mas o fato de não poder assumi-la o colocou em uma situação, no mínimo, desconfortável. Garth é apenas um exemplo, quantos outros não estiveram, estão ou estarão na mesma condição? Quantos outros grandes atetlas, que já foram ídolos de suas torcidas, eram ou são gays? Será que isso faz mesmo diferença?

Um profissional deveria ser avaliado pelo seu potencial, não por sua cor, gênero, crença, ideologia ou orientação sexual. Pena isso ainda ser uma uopia.

Comentários

  1. É como tu disseste: na iminência de serem punidos, esses cachorros põem o rabinho no meio das pernas.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente...lixos como esse presidente deviam ser verdadeiramente punidos, mas no máximo será algum tipo de multa. Quanto ao assunto mais abordado do texto, que foi essa questão de uma pessoas dependendo da sua profissão não poder assumir ser homossexual, eu acho que isso já virou uma questão de tempo, daqui uns 30 anos, quem sabe, as pessoas percam esse preconceito. Mas isso não quer dizer que os gays podem ficar tranquilos, precisam continuar lutando pelos seus direitos oO.

    ResponderExcluir
  3. uma coisa é o richarlisson..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!