Nesse ano o ENEM incluiu uma questão sobre a homofobia. Sem dúvidas essa é uma boa iniciativa, até porque esse é um tema atual e de suma importância. O quanto antes fomentarmos esse tipo de discussão entre os jovens, mais cedo poderemos ter uma maior compreensão da realidade das pessoas LGBTs no Brasil. O preconceito só irá diminuir, se oferecermos as pessoas mais informação, debates e oportunidades de divulgação.
Agora na boa, eu queria ser uma mosquinha para ver a cara dos jovens homofóbicos ao responder essa questão. Se tivessem um pouco de coragem e dignidade, deveriam errar conscientemente, apesar de que, esperar coragem e dignidade de homofóbicos é esperar o impossível. Na verdade, tenho quase que certeza que essa questão todos eles irão acertar. Vejam abaixo a questão:
Ciências Humanas (prova azul)
Questão 41:
“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o
que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão
péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza que “era indigno ser nomeado” e, por isso mesmo,
nefando.
NOVAIS, F; MELLO E SOUZA, L. História da Vida Privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT — Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=3871.
Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associados
A) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
B) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência
contra homossexuais.
C) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus
direitos políticos.
D) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
E) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes
filosófico-científicas.
Resolução
A homofobia e suas manifestações discriminatórias e violentas são antigas e sólidas expressões de preconceito nas sociedades. Ainda que relativamente recentes, e apesar da frequente omissão do Estado, os grupos homossexuais vêm se articulando para enfrentar o segregacionismo e se autoafirmar no âmbito dos direitos da cidadania.
Resposta: D
Uau! Apesar do enunciado da questão ser um "livro" é sempre bom termos esse assunto abordado num exame da abrangência de um ENEM.
ResponderExcluir