Aumenta a violência contra homossexuais no Brasil

A cada ano aumenta a violência contra homossexuais no Brasil, a cada ano mais e mais homossexuais são assassinados, mesmo assim, candidatos a Presidência da República se dizem contrários a leis que visam conceder direitos e maior segurança para pessoas LGBTs aqui, religiosos fazem campanhas anti-gays aqui e pregações homofóbicas na televisão e em igrejas acontecem sem a menor preocupação aqui.  

A meu ver esse aumento da violência se dá graças a uma maior exposição das pessoas LGBTs. Até bem pouco tempo atrás, homossexuais viviam nas sombras, se escondendo em guetos e tinham pouquíssima visibilidade. Haviam poucas referências na televisão e nos jornais, mas depois do surgimento da internet essa visibilidade aumentou muito. Os homossexuais tinham ali um ótimo veículo de comunicação e a mídia em geral acompanhou esse movimento. Personagens homossexuais começaram a aparecer em quase todas as novelas, filmes com temática gay pipocaram, celebridades começaram a perder o medo de expor sua homossexualidade e o mundo passou a debater e conhecer melhor as questões LGBTs.

Se de um lado houveram conquistas, como o casamento aprovado em alguns países mais desenvolvidos, também houve, graças a essa maior exposição, o aumento de violência. Homofóbicos não aceitam que homossexuais tenham os mesmos direitos que eles, além disso, a maior aceitação por parte da população faz com que aumente também o sentimento de frustação em alguns homofóbicos aqui.

Esse aumento de violência causa a falsa impressão de que a aceitação da população em geral diminuiu, mas pelo contrário, a aceitação e a tolerância aumentaram. O que acontece é que, ações violentas de grupos homofóbicos também aumentaram. Em 2009, 198 foram mortos no Brasil. Onze a mais que em 2008, e 76 a mais do que em 2007, um aumento de 62%.

Os dados são do Grupo Gay da Bahia (GGB), fundado em 1980 e o único no país a reunir as estatísticas. Segundo o GGB, de 1980 a 2009 foram documentados 3.196 homicídios, média de 110 por ano.

"Infelizmente, a homofobia é um aspecto cultural da sociedade brasileira, que empurra os homossexuais para a clandestinidade, fazendo com que permaneçam à margem mesmo quando são mortos. Gays, lésbicas e travestis são mortos de forma cruel, geralmente tendo o rosto desfigurado, e acabam sendo considerados culpados. Só os crimes muito hediondos comovem.", diz Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

Sim, os dados são absurdos, saber que pessoas são mortas com requintes de crueldade pelo simples fato de serem homossexuais, é  assustador. Mesmo assim não podemos baixar a cabeça, pelo contrário, temos que lutar cada vez mais. Temos que mostrar o absurdo que é ser julgado, xingado, maltratado e morto, pelo simples fato de amar e sentir afeto por alguém do mesmo sexo, até porque, isso é apenas um aspecto de nossas vidas, aspecto esse que  não diz respeito a mais ninguém, a não ser a nós mesmos.

Comentários

  1. um dos motivos (quem sabe um dos maiores que tenho) para não sair do armário é o número absurdo de homofóbicos ao meu redor... por exemplo: um cara da minha sala de aula é muito gente boa comigo e tals mas solta comentários homofóbicos terríveis... outro exemplo: uma de minhas melhores amigas (que por sinal é bi) diz que tem nojo de ver 2 homens se beijando, namorando etc, de fato quando saímos e vemos casais gays sempre escuto essas bobagens dela... se eles ao menos soubessem a dor de quem é prisioneiro do medo, se eles soubessem como é infernal viver atrás de máscaras...

    ResponderExcluir
  2. infelizmente ser feliz, independente do parceiro é visto com extremo preconceito...

    se cada um cuidasse da própria vida, o mundo já seria um excelente lugar pra se viver, mas...

    sonhar é bom, um dia, quem sabe um dia cada passe a cuidar da própria vida e deixe os demais a serem felizes.

    ps.: sou homem, hetero, tenho amigos e amigas gays, e cuido sim da minha vida o que já coisa mais do que suficiente para fazer.

    ResponderExcluir
  3. Marina Castanheira23/10/2010, 21:42

    Meu nome é Marina e graças a deus já me aceitei lésbica a vários anos, mas meus pais são homofobicos, e só por conta deles eu nao vivo do jeito que gostaria!, ai eu me pergunto? é normal um ser humano ter que passar por tanto sofrimento pq só quer amar? é normal uma pessoa pensar em si matar só pq nao gosta do sexo oposto? é normal uma pessoa matar a outra simplesmente pq nao concorda com sua sexualidade?!?!?!?!?

    ahh não... Ser homossexual é anormal, normal é um pai de família deixar sua esposa e filhos em casa e ir pra um puteiro.
    Normal é um padre abusar de crianças inocentes, normal é deixar as crianças no orfanato e não deixar pais homossexuais adotarem elas e darem o devido amor que elas merecem!

    a sociedade vive de muitas mascaras... e a pior delas é a hipocrisia!
    Me desculpe igreja católica ou outra qualquer que não aceita o homossexualismo como natural, mas se Deus me fez assim, ele me aceita... ou você acha que é uma opção sofrer tanto? Se fosse pra escolher, eu escolheria ser hetero! Não acha?

    ResponderExcluir
  4. mesmo com todo meu sofrimento... (sou o cara do 1º comentário)... não escolheria ser hetero... sou um covarde por temer o julgamento alheio... mas tenho orgulho de ser gay mesmo que apenas eu saiba! um dia quando o sofrimento for maior que o medo eu sairei do armário... só espero que isso não demore muito, pois não acho que possa haver maiores sofrimentos do que este que é minha vida. já pensei várias vezes em me matar mas prefiro sofrer e esperar por dias melhores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!