Há justificativas para a discriminação?

Por: Julio Marinho

Debates sobre a aceitação  ou não da homossexualidade muitas vezes giram em torno da questão de ser a homossexualidade uma opção de vida ou uma ocorrência natural. Aqueles que justificam a discriminação contra os homossexuais muitas vezes argumentam que, os homossexuais optam por participar de tal "imoralidade", e que eles podem até mesmo se "curar" de sua homossexualidade. Por outro lado, especialistas e profissionais da área, os liberais e ativistas LGBTs argumentam que a homossexualidade não é uma escolha, e que é injusto punir alguém por algo pelo qual não  se tem autonomia.

Obviamente eu não sou uma pessoa que se deixa levar por argumentos baseados na fé. Para mim é óbvio que a homossexualidade não é uma escolha; gays não optam por serem gays, da mesma forma que héteros não optam por serem héteros, portanto, não podemos escolher por qual gênero seremos atraídos sexual e afetivamente. Também é bastante claro que a homossexualidade não é exclusiva do ser humano; comportamentos homossexuais têm sido observados em não menos de 1.500 espécies de animais, incluindo cisnes, ovelhas, girafas, leões, carneiros, pássaros e macacos. Numerosos estudos de conceituadas revistas médicas e psiquiátricas 
têm provas para sustentar essa posição, e os fatos desta questão já foram exaustivamente discutidos em vários veículos de comunicação.

Na minha opinião, a questão da homossexualidade ser ou não uma escolha, não chega a ser um problema.  E se fosse uma escolha?  Como justificar a discriminação contra as pessoas que fazem conscientemente uma escolha sobre algo tão privado como a sua vida sexual e afetiva? Porque a sexualidade de alguém teria que ter a aprovação da sociedade?  Enquanto essas "escolhas" fossem consentidas entre pessoas adultas e realizadas em local adequado, não vejo por que a lei, ou conservadores e  fundamentalistas religiosos, deveriam ter uma opinião formada sobre  o assunto. Sendo esta uma questão de foro íntimo, não cabe a ninguém emitir uma opinião, a menos é claro, que esta seja solicitada, fora isso,
é feio, imoral, antiético e sobretudo invasão de privacidade. Desta forma, a questão não é saber se a homossexualidade é congênita ou não. A questão é o quanto nós devemos permitir que a sociedade dite o que se pode e o que não se pode fazer em nossas esferas privadas. Desde que essas "escolhas" e ações não causem danos aos outros, e nem infrinjam nenhuma lei, elas automaticamente passam a ser autênticas e inquestionáveis.

Alguns religiosos argumentam que essas "escolhas" implicariam em pecado. Bem, mesmo se ignorarmos a natureza falaciosa dos argumentos desses que acreditam ser a homossexualidade um pecado, ficaríamos com um argumento religioso baseado em algumas religiões, principalmente as que se baseiam na bíblia e no alcorão, mas esses argumentos não serviriam para outras religiões que não se baseiam nesses livros e nem para  os ateus  e agnósticos. Portando, essa noção de pecado só serve para aqueles que acreditam nesses conceitos, não para todos. Nós não podemos simplesmente obrigar a toda uma sociedade a agir de acordo com dogmas e crenças religiosas de alguns. É justamente por isso que o Brasil adota o conceito da laicidade, e é isso que nos dá o direito de adotar uma crença religiosa, de mudar de crença ou simplesmente de não adotar nenhuma.

Simplesmente não é justificável impedir a aprovação de leis que visam estabelecer a igualdade de tratamento a um grupo de pessoas, independentemente deles terem ou não escolhido estar nesse grupo. A pergunta que devemos fazer é: É finalidade da lei perpetuar as normas sociais, independentemente do prejuízo que tal posição pode causar as minorias que são perseguidas, ou a finalidade da lei é proteger as liberdades do seu povo, de modo a permitir o máximo de liberdade individual, contanto que isso não invada  as liberdades dos outros?

Na verdade, a demonização da homossexualidade e a discriminação contra os homossexuais aumentam a ocorrência de suicídios e tem efeitos negativos sobre questões de saúde pública.  Em qualquer caso, o ônus da prova recai sobre os conservadores, eles que nos forneçam elementos para justificar a discriminação contra os homossexuais, mostrando onde os "sociais benefícios" de tal discriminação superam a invasão de privacidade e invasão de liberdades individuais que tais posições implicam. Até então, a prática de julgar, rotular e criminalizar as ações particulares de um grupo de indivíduos, independentemente de poderem ou não deixar de ser do jeito que são, continua a ser antiético, cruel e injustificável. 
 
Isso tudo se resume ao quanto de nossas vidas privadas queremos que sejam controladas pelo governo ou pelos conservadores hipócritas. Se grupos de pessoas continuarem a serem discriminados pelo que são, ou pelas escolhas legais que fazem, o Brasil nunca será a sociedade democrática e inclusiva que aspira a ser. 

Comentários

  1. é o fim do mundo...

    não sigo leis religiosas

    mas como todo o problema mental é tratado esse é outro que deveria ter cuidado especial... TRATAMENTO!

    uma, ninguém quer sair a noite e passar por um constrangimento de pegar um desses....

    duas, a espécie humana fica ameaçadaa longuíssimo prazo

    três, o desgosto de um paí ter um filho homossexual deve ser gigantesco

    acho realmente que é uma disfunção do cérebro e deveria SIM ser tratada a fim de erradicar e evitar, pois cada ano tem mais e mais e como fizeram com o ebola, fizeram desaparecer, claro que nesse caso o fim da humanidade seria automaticamente veloz, já no caso em questão, o fim virá escondido, e chegará um momento que não haverá mais volta.

    ResponderExcluir
  2. Antes de sermos gays, somos seres humanos.
    Respeito é a base de tudo!

    ResponderExcluir
  3. Eu ri desse anônimo escroto ai.
    Acho que quem precisa de tratamento é vc. Não teria vergonha alguma de ter um filho gay, já de ter um filho com a sua mentalidade, sim.

    Vcs se preocupam demais com a vida sexual das pessoas, se não gosta de algo, não faça. Mas não tem o direito de dizer oq é certo ou não.

    Uma coisa posso te garantir, os gays não vão extinguir a humanidade,ok?
    Até pq mtos deles estão querendo adotar e cuidar de filhos, que pessoas como vc abandonaram no mundo.

    Não sei oq é pior razões religiosas ou apocalípticas. haha

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu na realidade, não critico, porque não posso julgar.. Mas sou da opinião você quer ser, gosta de ser, então seja... Fique feliz;
    mas existe casos como o que aconteceu comigo, eu estava no ônibus indo pra casa, o fdb de um viado(chamo de viado, pq ele não respeitou, então não merece respeito) entra no ônibus passa a catraca, aproveita o aperto na fila pra meter a mao, sei no meu...(vo falar nao mais é la msm) na ora até fui educado só peguei a Mao dele retirei do local inapropriado para o consumo dele, e disse:- taloko rapáa, faz isso não.. respeita manolo tu usa dorgas é...
    Bom mais é isso não ligo pra homossexual, Tenho amigos homossexuais que são psicólogos e pessoas muito cultas, mas estes são de verdade, desde infância, agora esses que surgem hoje em dia por moda, por bandinha, por Serem fdps msm, Me desculpa, isso ofende ate a hora dos homossexuais, pq ele tão degradando, todos direitos que vocês lutam pra conquistar, e outro ponto uma coisa que o homossexual tem que perceber é sobre o fato, se você é gay , não pode ter preconceito com quem não é, isso é errado, é como diz, homem é tudo machista, mas as mulheres não feministas por ter esse pensamento, outro exemplo, afro descendentes dizem que brancos são racista, mas Mas muita parte do racismo vem da parte dos negros! Seria muito bom se um dia temas como estes não tivessem que ser polemica, fossem mais compreendidas, as pessoas tem que buscar a felicidade e não a incapacidades, se você ser vítima de preconceito e se sensibilizar por isso, esta se julgando incapaz, na escola eu era vítima de preconceito dos amigos , pq eu tinha um nariz muito grande, mas eu uso ele pra respirar.. não ficava ofendido(ta eu ficava) mas hoje em dia não mais vamos mudar um poko as atitudes e buscar a felicidade, porque indiferente de qual suas opções,você busca o msm que qualquer pessoa, e tem outra a ano vou falar não cansei valew pessoal

    ResponderExcluir
  5. O fato de você gostar de alguém do mesmo sexo, não diz respeito a ninguém, porém, não é necessário levantar uma bandeira e expor como uma coisa normal para que todos aceitem essa opção. Quer alguem do mesmo sexo? Problema seu, ninguém tem que aceitar isso. É como aquelas camisetas escritas "100% negro". Isso me dá o direito de usar uma "100% branco", só que não sou nem doido de sair com uma dessas. Pq. se é o direito é o mesmo?

    ResponderExcluir
  6. as pessoas são livres para amar a quem desejarem, independente de gênero, raça ou credo.

    o importante é mesmo ser feliz, ninguém sai vivo dessa vida mesmo...

    e qsf os fundamentalistas, falsos puritanos e afins

    na fila do caixa pra pagar os impotos somos todos iguais, direitos iguais tbm.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Junior...

    Que droga,,, já ouvi vários debates e discussões sobre homossexuais, e vcs vem sempre com esse papo de que deve ser respeitado,,, O RESPEITO EXISTE, cada um faz o que quer de sua vida, agora o que vocês estão querendo é que ninguém discorde dessa prática, QUEM É HOMO OU QUEM QUER SER HOMO QUE SE F****, AGORA NÃO VENHAM TENTAR FAZER A SOCIEDADE INTEIRA ACEITAR ISSO COMO NORMAL,,,, A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS NÃO ACEITAM ISSO E EU TAMBEM,,,

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente devo elogiar-te pelas ótimas colocações. Sou psicóloga, e entendendo a homossexualidade como uma questão de escolha indivídual, que aconteçe por inúmeras razões que não necessitam serem discutidas. O que esta em questão não é a escolha em sí, mas a hipocrisia de uma sociedade que pensa viver em uma cúpula de vidro, onde nada aconteçe. Acredito que grande parte da hipocrisia da sociedade vem de questões religiosas, onde pessoas sem conhecimentos e principalmente sem argumentos se escoram. Estudo a muitos anos o comportamento do ser humano, e realmente não consigo entendender qual a implicação na vida das pessoas se existirem ou não homossexuais. Ser gay mata alguém? fere? É preciso repensar tudo isso, rever conceitos, repensar a sociedade atual, que sociedade é essa onde os impostos do público gay não são rejeitados, mas seu direito a liberdade é?
    Apenas para refletir mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suellen, minha querida, você está mais para filósofa do que para psicóloga! Escolha? Quando você escolheu ser hétero, então? Assim como eu não escolhi nascer com um pênis entre minhas pernas, eu simplesmente nasci, eu também não escolhi me apaixonar pela minha esposa, a paixão entre nós simplesmente aconteceu e o amor flui há mais de 12 anos. Com os gays é a mesma coisa, eles não escolhem, simplesmente acontece, flui. Tão simples entender que até eu, que não ostento nenhum diploma de psicólogo ou de médico, consigo entender. Como alguém que se diz psicóloga não consegue entender a questão? Difícil crer que você seja psicóloga...

      Excluir
  9. Cada um faz o que quer consigo mesmo, mas tem que haver o respeito às opiniões contrárias.Não se pode obrigar que todos tenham uma mesma opinião. Se acham que têm direito de serem homossexuais, também devem entender que têm que respeitar os heterossexuais. Essas paradas gays são verdadeiras demonstração de que os homossexuais não são sérios.

    ResponderExcluir
  10. As pessoas são livres para fazerem o que quiserem, provas temos de que a homossexualidade não é mais tratada como doença. Para aqueles que acham que isso pode ser mudado, que é uma opção, dependendo da crença que tenham peçam pra reencarnarem como um homossexual e tire suas próprias conclusões no pós-vida. Sou gay, me orgulho do que sou, gosto de homem, e assumo sim minha sexualidade, pra mim é algo normal, não é uma opção, não é uma doença, simplesmente nasci assim e pronto, para que discutir sobre a vida privada e sentimental das pessoas? Tenho vários amigos heteros, de todas as tribos, personalidades e jeitos que possam imaginar, dou o respeito a eles e eles me respeitam. O que falta nas pessoas hoje em dia é o respeito para com o próximo, quer ser respeitado, quer ter seus direitos? Faça sua parte na sociedade, não seja mais uma alienado, que vive por uma crença, ou que passa 23h59min pensando com a cabeça do penis. Outra se eu tiver namorando um cara vou sair com ele sim de mãos dadas na rua e não ligarei pelos comentários, estou vivendo, estou sendo feliz, aqueles que condenarem, zoarem ou seja o for, no minimo pra mim ou são encubados ou não são felizes, as pessoas que estão bem consigo mesmo, ficam feliz pela felicidade alheia. Ao invés de falarem se a homossexualidade é certa ou não, por que não procuram mudar o país, mudar seus lideres e governantes? Façam algo para si próprio, lutem por coisas que merecem serem lutados, sejam felizes e deixem os outros serem felizes da forma que quiserem, independente se a pessoa é homossexual, vive de sexo, ame as drogas, contanto que aja respeito não vejo motivo para não tolerarmos as coisas. Se querem mudar algo, se devem achar algo impróprio mudem a cabeça de seus filhos heterossexuais ou não, para respeitarem ao menos crianças que saem da escola e virando a esquina veem um casal se pegando, e falo isso porque vejo bastante, e não são casais gays, ou imorais, como algum de vocês consideram, são casais héteros. Vocês falam que gays são erradas, mas não param para olhar para si próprio, cuidem da suas vidas e deixe que os outros cuidem cada uma da sua.

    ResponderExcluir
  11. Homosexualismo é uma escolha sim!
    a partir do momento que você é um ser humano você escolhe ser ou não ser homosexual. (não que eu tenha algo contra as pessoas que optem por isso).

    veja bem um cara que sente atração por crianças (pedófilo) é só um cara que tem atração por crianças, isto vai ser um crime a partir do momento que ele opta por cometer algum tipo de assédio a uma criança. (ou seja ele escolhe.)
    Da mesma forma o uma pessoal pode ter atração por uma pessoa do mesmo e nunca manifestar. o que tambem não é nenhum crime.

    Ou sera que que vestir roupas estravagantes, falar com voz em falsete ou com a voz mais afinada (isso com certeza não é nada natural), e ter atitudes que CULTURALMENTE, são atribuidas a mulheres não é uma opção.

    tanto é uma opção que existem homosexuais que simplesmete não têm nenhuma das atitudes citadas a acima.

    a mas os bichinhos fazem!

    putz. cara animais são irracionais. Eles nem se quer sabem o que é homosexualismo, fazem isso sei, la por que sentem prazer fazendo isso. o macaquinho não foi la transar com o outro maquinho porque ele é Gay e assumiu isso como realidade de vida. o que me leva a uma outra questão (eu pelo menos), nunca ouvi falar de macaquinhas (ou qualquer outro bicho) lésbicas, por que sera?
    Além disso os bichinhos não nenhuma preocupação com a idade de seus parceiros sexuais. sera que você pode condena-lo por pedofilia?

    ResponderExcluir
  12. nao existe nenhum homosexual que se sinta avontade !!
    todas acabam condenando sua propria felicidade por modismo ou entao revolta ! e sao infelizes !nao conseguem ir a um jantar sem ficarem constrangidos ou a um super mercado !
    nao concordo com o homosexualismo cara e uma coisa toda anti natural ! nao sou eu quem vai mudar o mundo e bater nas pessoas para q nao sejam gays
    mais
    claor que diz respeito a todos ! na verdade na minha familia o homosexualismo nunca sera aceito !

    e eu axo q esse tipo de coisa a longo praso trara transtornos aos filhos dos casais gays e tudo mais ! e nao acharia uma boa ideia meu filho dormir na casa de um colega sabendo que seus pais sao gays ! o que o meu filho vai me falar ?
    cara nada a ver isso ai ! sem contar aquele jeitinho nojento q a grande maioria tem !

    ResponderExcluir
  13. Vc é psicóloga e fala em "escolha"??? Até quando o mundo vai ficar achando que isso é uma escolha?
    Porra, é bem simples, é só vc responder a duas perguntas:

    1 - Vc nasceu hetero ou vc fez a escolha de ser hetero?
    2 - Vc teve que provar alguem do mesmo sexo para saber se vc gosta do outro?

    Se a responta for "NÃO" para ambos os casos, chegamos a conclusão que ninguem escolhe como vai nascer. Assim como ninguem escolhe nascer loiro de olhos azuis.
    É dificil aceitar que vc nasceu hétero e o vizinho nasceu gay? O vizinho paga a suas contas ou vc paga as contas do vizinho? Então pra que se preocupar com o q o outro faz na cama?
    Ao 1º anônimo, deu até vergonha de ler o q vc escreveu... Isso só mostra o qto vc é BURRO, nem pelo fato de ser preconceituoso, é BURRO mesmo! Vc nem de tratamento precisa, precisa é nascer denovo, se mata logo que ñ vai fazer diferença nenhum nesse mundo. De pessoas como vc já está cheio...
    Saiba que a homosexualidade já foi tirada do livro de "doenças psicologicas" faz anos!!
    Não existe "opção" sexual, e sim orientação. Mais uma vez, alguem aqui chega pros pais e fala "pai, mãe, eu descobri q sou hetero!". Acho q ñ né...É natural, nasce com vc.

    ResponderExcluir
  14. Realmente não consigo entender o que algumas pessoas tem contra a homossexualidade, em pleno século XXI. É só se colocar no lugar do homossexual. Você, heterossexual, não precisa contar para seus pais e seus amigos que é gay, não precisa se preocupar com pessoas te olhando na rua como se andar de mãos dadas com alguém do mesmo sexo fosse errado, crescem com a idéia de um dia casar com alguém. E se você fosse gay? O que faria?

    ResponderExcluir
  15. eu não tenho nada contra.. mas, o fato de se expor am qualquer ambiente.. já é demais... cara!!! tem crianças!!! e aí?? se uma criança ve 2 machos se beijando.. o q ela vai pensar?? que é normal??/ pelo amor de deus.. querem fazer.. façam.. mas em local adequado.. não em praças..

    ResponderExcluir
  16. blz, mas no caso de um casal hetero se agarrando em publico tbm é nojento, principalmente na frente de crianças. no caso de falar ao mundo que voce é gay, qual o problema? vcs heteros vivem falando que pegaram gostosas e falam pra quem quer ouvir que gostam é de mulher, quem quer saber disso? fala dos gays, mas os heteros fazem a mesma coisa. e nao é uma escolha, é atração. se alguem pergunta: pq vc gosta de mulher? pq vc sente atração, por isso vc é hetero. se alguem pergunta: pq vc nao gosta de homens? nao é pq vc nao é gay é pq vc nao sente atração. e a parada gay nao é pra se expor, é pra dizer q vc tem orgulho de ser gay, para as pessoas verem q nos somos gays e nem por isso o mundo vai acabar. filhos, quero filhos, meu namorado quer filhos, quando queremos um filho nos adotamos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo disse...Eu não escolhi ser gay.
    Eu simplesmente aceitei o que eu sou.
    Apesar disso eu não me orgulho de ser gay..
    Eu queria muito ser hetero, ser "normal", viver da maneira mais simples.
    Mas a questão é que eu não sinto atração por mulheres.
    Sim, eu poderia me casar com uma mulher, usar viagra para transar com ela, e realizar o sonho de ter um filho.
    Eu iria me esforçar ao máximo para ser para ele um pai melhor do que eu tive.
    Mas como eu iria dizer para ele ser feliz sendo que eu mesmo não consegui isso?
    Meu nome é Gedder, tenho 20 anos e atualmente estou namorando. Estou tentando arrumar um meio de seguir em frente com minha vida e ser feliz.
    Mas, sinceramente, esta muito dificil...

    ResponderExcluir
  18. Gedder, pode acreditar q melhora, eu vim de uma familia evangélica e aos 17 anos compreendi o necessário para me aceitar como sou e quebrar meus próprios preconceitos aprendidos na igreja desde q nasci. hj eu sou infinitamente mais feliz com o cara q amo. meus pais nao aceitam tbm, só respeitam. acho q entendo os motivos de alguns heterossexuais terem preconceito, mas nada q não vá mudar com o tempo. as ciencias biologicas e socias estão aí para tentar compreender e a medida q o homem cresce em conhecimento, ele assume novas posturas éticas. antigamente se pensava q homem era superior à mulher, quanta bobagem. as coisas mudam.

    sexualidade não é necessariamente uma escolha, me diz onde vc escolheu a sua q eu quero ir lá ver se tem outras pra eu variar e vez em quando. lol.

    respeito é sempre bom, somos todos diferentes mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Desde que fike entre 4 pareces, não vejo problema nos homossexuais =P
    Eu nunca vi, mas se visse dois homens se beijando ou andando de mãos dadas em publica, ficaria chocada,. rs

    ResponderExcluir
  20. Homossexualismo é crime não crime humano e sim um crime religioso e cristão e judaico e islamico QUEM ACREDITA EM DEUS não aceita o homossexualismo
    pois ele vai de encontro a ordem da vida natural,se o individuo é GAY o problema é dele e se ele aceita isso com naturalidade é pior ainda,tenho uma tese quem convivi na igreja ver que existe muitos homens bem religioso com um jeito bem diferente quero dizer delicado eu posso juga-los de Gay SIM estivesse conversando com um ele ele me disse que nunca gostou de mulher e quando percebeu seu jeito afemininado se voltou para Deus ele perdeu o jeito afemininado NÃO,mas não comete o ato que é repugnante e pecador Muitos GAYs não gostam doque são e por saber que Deusos repugnara consegui controlar esse desejo repugnante pelo outro sexo SOU CONTRA A VIOLENCIA AOS GAYS OU QUALQUER PESSOA,mas uma parada com 3 milhoes para comemorar vcs é uma FALTA DE VERGONHA será que junta 3 milhoes de pessoas GAYS E HETERAS para combater AIDS ,CORRUPÇÃO,OU OUTRA COISA QUALQUER.

    ResponderExcluir
  21. SÓ FALTA ELES FALAREM AGORA QUE SER HOMOSSEXUAL É ESTILOSO, KKKKKKK ESSE BLOG É PARA GLS....

    ResponderExcluir
  22. o cara falar que se orgulha de ser gay..é o fim da picada,...pessoas assim estao noidadas, perderam totalmente a noção de equilibrio emocional e de vida...é o fim dos tempos mesmo....tenho pena dessas proximas gerações....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!