A 10 anos era aprovado o casamento gay na Holanda

Por: Julio Marinho

A dez anos a Holanda aprovava o casamento homossexual.

A Holanda, que sempre esteva na vanguarda dos direitos dos homossexuais, aprovava, a dez anos (11/09/2000),  uma lei que autorizava o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Além de permitir a união entre gays, a lei aprovada pelo Parlamento, trazia diretrizes sobre divórcio e concedia aos casais homossexuais o direito de adotar crianças. Certamente, uma data a ser muito comemorada.

A lei que foi aprovada por 107 votos contra 33, foi aplaudida com entusiasmo pelo público nas galerias, e vários deputados festejaram batendo com as mãos nas mesas.

A nova legislação havia sido discutida na semana anterior a votação, quando apenas alguns poucos partidos cristãos protestaram contra o projeto, num debate que durou três dias. Demonstrando uma solidariedade sem precedentes, os três principais partidos da coalizão de governo apoiaram a proposta.

O casamento entre homossexuais não é reconhecido pelas igrejas católica e protestante, as maiores do país, mas algumas igrejas cristãs dissidentes, na época, enviaram aos parlamentares cartas de apoio à proposta.

"Estou muito feliz. O que ocorreu hoje representa mudanças em nossa sociedade", disse Mark Wagenbuur,  na época. Ele e seu parceiro acompanharam a votação no Parlamento e se casaram oficialmente, quando a lei entrou em vigor, no início do ano seguinte.

"Vamos poder chamar a nossa união do que ela realmente é, um casamento", celebrou o ativista Henk Krol, editor de uma revista gay. "Somos os primeiros do mundo a poder fazer isso", disse.

Na verdade a Dinamarca foi o primeiro país a permitir esse tipo de casamento, em 1989. Na Noruega e na Suécia, os homossexuais têm o direito de registrar a união civil. Mas a lei aprovada na Holanda a dez anos era na época, a mais abrangente do mundo, já que oferecia aos homossexuais os mesmos direitos dos heterossexuais, inclusive o de adotar filhos.

Na época os opositores da nova lei temiam que a aprovação do casamento gay na Holanda pudesse isolar o país e criar divisões na sociedade.

"A lei vai criar um mundo sem alicerces, onde a compreensão histórica do casamento é afastada de sua raiz", protestou Kees van der Staaij, do Partido Político Reformado.

O tempo provou que Kees estava totalmente errado,  muito pelo contrário, nesses dez anos a Holanda continuo a ser visto como um país sempre a frente de seu tempo, sempre preocupado com políticas e direitos humanos mais justos. Uma pesquisa da época mostrava, que 85% dos holandeses apoiavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

De lá para cá, outros países também aprovaram leis semelhantes, um exemplo marcante foi o da Argentina. Tenho esperança que essa onda de avanços, não só continue, como tome mais força, inclusive aqui mesmo no Brasil.

Comentários

  1. Oi, sou o Mateus, de novo!

    Enfim, tenho dificuldade de entender que o Congresso brasileiro irá, a curto prazo, aprovar qualquer lei no sentido de liberar o casamento homoafetivo. O motivo? Não dá voto, porque os brasileiros não conseguem ainda enfrentar a diferença. No fim das contas, o homossexual é sempre um perdido, um pervertido, alguém contra Deus e a natureza, um louco, fútil, egoísta, que só pensa em sexo... e etc. Não só a imagem é ruim como a sociedade não é propícia, ainda, a nos receber. Às vezes penso que seria melhor mudar para Marte!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mateus, penso como vc, mas para a nossa sorte ainda existe o judiciário que, bem ou mal, ainda nos tem dado algum alento. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Acontecer isso no Brasil? Nossa, vai demorar... Ler que certos países como a Holanda, a 10 anos aprovaram a união homo, é de nos encher de esperanças em que um futuro próximo, isso estará ao alcança de todos os países, ou pelo menos os que se dizem "desenvolvidos". Sinceramente não espero esse tipo de evolução no continente Africano e em muitos países do Oriente Médio e Asiáticos, talvez os próprios nem fazem questão de serem visto como "civilizados"...
    Porém eu creio que no Brasil, isso ocorrerá. Pode demorar anos e anos, mas sei que um dia vai acontecer.
    E falando em Holanda, isso me lembra um vídeo mto antigo, que tem tudo a ver com o seu post.
    É sobre o menino Terence, que canta uma música sobre os seus 2 pais. Logicamente, o vídeo é de um programa na Holanda.
    http://www.youtube.com/watch?v=oX9y3cn-OVo

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o Mateus, não será aprovada porque não dá voto, pelo contrário... Aquele que aprovar vai perder votos, não é "edificante" assegurar o casamento gay num país altamente católico.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do site, por isso mesmo, tomara aceitem minha minúscula contribuição: Há (de tempo transcorrido) dez anos era aprovado...

    ResponderExcluir
  6. Enquanto todos ficarem repetindo que vai demorar, que não temos chance, que o país é católico - como se todos os católicos e demais cristãos fossem contra a união homossexual - fazendo com que outros gays leiam isso e fiquem desestimulados a lutar... Vamos acreditar que com a união de gays e "simpatizantes" vamos conseguir sim! Sejamos otimistas. Vamos contagiar os demais com nosso otimismo e força e trazermos todos para a luta! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!