Portugal 1 X Brasil 0


Por: Julio Marinho


Parabéns ao povo português!  Apesar os esforços da ratazana velha do Vaticano, que durante sua visita a Portugal na última semana, teria dito que o casamento gay e o aborto são "traiçoeiras e perigosas ameaças ao bem comum", e apesar das convicções religiosas contrárias do presidente Aníbal Cavaco Silva, a lei que reconhece o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi promulgada.

 A decisão de promulgar a lei acontece no dia Internacional Contra a Homofobia, data em que se comemora a decisão da Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde de retirar a homossexualidade da sua lista de doenças mentais (17 de Maio de 1990).

A lei portuguesa é meio capenga, já que o direito a adoção, ficou de fora. Mesmo assim, essa lei coloca  Portugal entre os países mais desenvolvidos, como Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega, Canadá e a África do Sul, além de cinco Estados americanos e a capital, Washington onde o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é legal.

Enquanto Portugal avança, aqui no Brasil a coisa fica cada dia mais bizarra. Numa faculdade particular de Muriaé (Faminas) , em Minas gerais, a coordenadora do curso de Serviço Social da faculdade, foi demitida. O fato aconteceu porque a faculdade teria exigido a retirada de um cartaz que convidava para debates sobre desigualdades e preconceito no III Congresso de Políticas Públicas, no cartaz havia, entre outras coisas, duas mulheres se beijando.

"A faculdade não tem nenhum preconceito. Nós apenas temos normas internas de divulgação e procuramos, dentro da parte interna de comunicação e de publicidade, estar divulgando aquilo que causasse impacto de leitura", disse o procurador da Faminas, Eduardo Goulart Gomes.

Já segundo a ex-coorderadora Viviane Pereira, "Diante da recusa da instituição em autorizar a utilização dessa imagem, baseada no meu código de ética, nos princípios que constam no projeto ético-político que a profissão de Serviço Social tem, eu optei por cancelar o evento e informar aos alunos e aos palestrantes o motivo desse cancelamento."

A representante do Conselho Regional de Serviço Social em Minas Marina Castro, disse que a decisão da ex-coordenadora da Faminas está respaldada, "Um dos nossos preceitos é a eliminação de toda forma de preconceito e o respeito à diversidade. Então ela (a ex-coordenadora) está respaldada pelo Código de Ética Profissional.

Mais uma vez estamos diante de uma atitude arbitrária e preconceituosa, pior, de uma instituição, de onde se espera um esforço, para que justamente esse tipo de atitude não ocorra. Enquanto lá em Portugal, o presidente deixa suas convicções pessoais de lado pelo bem comum, aqui o governo brasileiro apenas promete, porque ação mesmo, até agora nada.

Comentários

  1. Gostei do post =) e o blog tbm eh bem legaal, cheio de informações e tal. Gostei muito =*
    http://nossempreteremosparis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo, mas também não dá para comparar um pais de primeiro mundo, como Portugal, com um país de quinta, como o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. hmmm parabéns a Portugal por derrubar esse preconceito idiota e___e
    Ta aí mas um exemplo que o Brasil deveria seguir pra crescer....
    eu tenho um amigo gay, por causa dele ñ tolero preconceitos desse tipo u____u.

    ResponderExcluir
  4. Sempre haver os pros e os contras!!
    Seguindo seu blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paisinhi de quinta gategoria é Portugal que naõ se enxegar dinte de um espelho. Um bando de miseráveis falidos e fracassados é o que são. Tomara que se afundem na própria inveja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!