Limites do humor!

Por: Julio Marinho


"...rir é bom, mas rir de tudo é desespero..."

Muito se fala que no humor não deve haver limites, que esse limite na verdade é censura, e que essa censura, viria da "ditadura do politicamente correto". Mas será mesmo que não há de haver limites? O limite não seria justamente o bom senso? Será que é realmente necessário humilhar alguém, para parecer engraçado?

O que eu acho é que estão fazendo um pouco de confusão, entre o que seria humor e o que é o deboche, escárnio e constrangimento. Programas como o Pânico na Tv e CQC, abusam dessa tática(?) ridícula de humilhar as pessoas, pior, encontra coro entre muitos telespectadores, que guiados pelo mau gosto e falta de bom senso dos tais “humoristas”, acabam sendo tragados por esse festival de bizarrices, que beiram ao grotesco. Falta a esses humoristas talento e sutileza, ingredientes mais que necessários para se fazer humor.

Sempre achei que o humor seria um ótimo antídoto para a opressão, mas esses pseudo-humoristas tem sido na verdade aliados de um sistema, que tenta a todo custo manter o povo/gado em constante controle. Humoristas também precisam entender que estão inseridos na sociedade, fazem parte dela e justamente por isso, estão sujeitos aos limites que ela impõe, comediantes não estão acima do bem e do mal, nem tão pouco da lei. Não podemos esquecer que humoristas passaram anos humilhando negros e mulheres. Justamente por isso é inaceitável que ainda exista um humor homofóbico, já que isso reforça ainda mais um preconceito que MATA milhares de pessoas que pertencem a esse grupo, portanto, o limite deve ser a dignidade alheia.

Fico realmente abismado, quando vejo pessoas tendo a coragem de fazer piadas de fatos como, a morte da menina Nardoni, o terremoto no Haiti e coisas desse tipo, será mesmo que é possível rir de situações como essas?

Bom, talvez eu esteja sendo um chato, mas sinceramente, não consigo achar graça no sofrimento e constrangimento alheio, se isso é humor, eu prefiro continuar me sentido incomodado, do que rindo da desgraça dos outros.

Também não pode ser aceita, a afirmação de que o humor não tem compromisso, tem sim, por mais que o humor seja uma caricatura, ele trás alguma verdade, e é nessa verdade que mora a responsabilidade que todos os cidadãos devem ter com o próximo, inclusive humoristas.

Comentários

  1. rir eh sempre bom
    vai no meu blog q vc vai rir muito
    rs
    gostei do post
    ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!