Argentina a um passo de aprovar casamento gay.

Por: Julio Marinho

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta quarta-feira, o projeto de lei que dá aos homossexuais o direito ao casamento civil. Com isso a Argentina, onde alguns casais gays já haviam conquistado esse direito, graças à decisão de juízes locais, pode ser o primeiro país da América do Sul a entrar na lista dos países mais desenvolvidos nas questões dos direitos LGBT. Não sabemos se o projeto passará no Senado argentino, mas ainda assim, já considero um grande passo o fato de ter sido votado e aprovado na Câmara dos Deputados.

Mas não podemos nos enganar, a América Latina como um todo, ainda esta bem distante do que vemos na Europa, por exemplo. Se na Argentina, Uruguai, Chile e México, as coisas estão caminhando, mesmo que devagar, aqui estamos estacionados e em muitos casos, retrocedendo. Se nesses países as garras peçonhentas da igreja já são gritantes, imagine aqui, onde esses vigaristas são ainda mais virulentos. O Brasil é o campeão em assassinados de homossexuais, e dizem que o Brasil é um país gay-friendly, imaginem se não fosse?

Por tudo isso é necessário, que as pessoas que tenham um mínimo de consciência e façam alguma coisa para mudar esse panorama. Mesmo um pequeno gesto pode significar uma mudança, como por exemplo, para de achar graça em piadas homofóbicas, tentar esclarecer, sempre que possível, quando alguém expressa uma opinião inadequada sobre o tema, tentar se colocar no lugar do outro, ler e se inteirar do assunto, enfim, respeitar o próximo, que é o que de mais básico pode se esperar de alguém que vive em uma sociedade.


Comentários

  1. Temos de respeitar o Livre-Arbítrio!
    Cada qual sabe o que bem fazer da sua própria vida.

    Um sim à tolerância e ao respeito.

    Quanto mais falarmos sobre esse e outros assuntos inerentes ao caso, mais conseguiremos acabar com uma atitude burra, que é o PRECONCEITO.

    Parabéns pelo texto!

    abs,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Belo texto e bela iniciativa, parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!