Líder religioso da Índia diz que homossexualidade é doença

Por: Julio Marinho

Como se já não bastassem os de sempre, agora temos também um líder religioso indiano para atacar os homossexuais. O Swami (mestre) Ramdev diz que a homossexualidade é uma doença e que pode ser curada atraves da força da mente e de exercícios de yoga. Além disso Ramdev lançou um partido político e pretende "limpar a democracia indiana da corrupçãoe das influências estrangeiras". 

Ramdev é quase uma instituição na Índia. Ele comanda um programa de televisão, sucesso de audiências, no qual, usando uma túnica laranja, ele ensina posturas da ioga. Ao mesmo tempo, anuncia os produtos de seu império farmacêutico.

Na televisão, o iogue garante que a sua técnica de exercícios respiratórios, conhecida como "pranayama", cura ou alivia hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, herpes e queda de cabelo. Mas os médicos indianos se irritam com a insistência do "swami" na capacidade da ioga para curar os tumores de sangue, garganta, mama, glândulas pituitárias e próstata.

"Não é uma questão de fé. Há estudos. As células cancerosas morrem num ambiente oxigenado. E, pela ioga, o corpo humano multiplica por dez a quantidade de oxigênio disponível. Assim, o câncer se cura", disse à Efe o porta-voz do iogue, S. Tigarawala.

A polêmica entre a ioga e o câncer nasceu de declarações de Ramdev na semana passada. Ele afirmou que a ciência médica moderna está baseada na ignorância e que os médicos na realidade tentam manter as pessoas permanentemente doentes.

"Achamos que essas afirmações podem prejudicar a sociedade. Não se deve enganar o povo desse modo. Ramdev está fazendo um bom trabalho com a ioga, mas tem que ser responsável e saber que muitos de seus seguidores acreditam nas suas palavras de forma cega", disse ontem à agência Efe o presidente da IMA, Ashok Adhaoo.

Ramdev se defendeu depois dizendo que ele mesmo recomenda a medicina convencional para casos de tumores extensos, bloqueios arteriais, malária ou tuberculose. Mas as suas declarações já conquistaram a antipatia dos médicos.

"Pedimos que ele pare de fazer declarações falsas. Se não, terá problemas", ameaçou Adhaoo. O médico, porém, reconhece as virtudes da ioga como um meio de melhorar a qualidade de vida.

"Concordo que não há uma alternativa à ciência médica moderna para situações agudas ou acidentes. O que faço é apontar que, como qualquer outro sistema, ele também tem suas limitações", disse o iogue.

Aproveitando essas limitações, Ramdev comanda acampamentos de ioga, onde centenas de pessoas levantam as pernas sobre tapeçarias enquanto o "swami" expõe as virtudes de seus tratamentos. As substâncias que usa vão desde ervas até urina de vaca.

O sucesso do iogue se baseia na fusão da tradição milenar da ioga com superstições presentes em boa parte da Índia. Ele acompanha o sincretismo da tribuna de seu programa de TV. Agita seu estômago a toda velocidade e diz entre brincadeiras que tudo se deve à ioga.

Enquanto isso, milhões de indianos respiram ao ritmo do "pranayama".

Seguidores e críticos dos tratamentos do iogue terão que esperar agora três anos para saber o verdadeiro lugar de seu mestre. Mas o ministro da Saúde, Anbumani Ramadoss, não esperou tanto e chamou de "lixo" as posições de Ramdev sobre o câncer.

"Não acreditamos que ele possa curar o câncer. Portanto, terá que provar. Propusemos a Ramdev que aplique seu remédio a seus pacientes, que permita testes clínicos de seus métodos e que nos dê um relatório num prazo de três anos", desafiou Adhaoo.(EFE)

Na boa, alguém com esse histórico, pode ter alguma credibilidade? 

Comentários

  1. Doença é o fanatismo divulgado por muitos "sacerdotes da verdade", que pregam a intolerância e o menosprezo por pessoas que seguem orientações ou padroes diferentes desses homens... Pior que acabam por manchar religiões que muitas vezes são avesas a este tipo de posicionamento preconceituoso ou até em alguns casos rascistas.

    excelente blor e um grande tema abordado por você, voltarei mais vezes. estou te seguindo amigo.

    http://conjunturasdahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Verdade Jorge e obrigado pelo comentário, vou dar uma olhadinha no seu blog também. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!