Bispo da Universal dá dica de como arrecadar durante a crise.

Um vídeo entregue ao Ministério Público de São Paulo por um ex-voluntário da Igreja Universal revela a pregação combinada entre os bispos da cúpula da igreja para obter dízimos dos fiéis em meio à crise econômica de 2008.

As gravações são de duas reuniões feitas por videoconferência, conduzidas pelos líderes na sede, em São Paulo, e acompanhadas em tempo real nos Estados.

Segundo a reportagem de Rubens Valente publicada nesta terça-feira na Folha, as reuniões foram coordenadas pelo bispo Romualdo Panceiro, considerado o segundo nome mais importante na igreja e apontado pelo líder Edir Macedo como o seu sucessor.

Em um dos vídeos, Panceiro orienta outros bispos a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem biblíco Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e por isso foi agraciado.

A outra gravação mostra o bispo Romualdo contando que um carro-forte que transportava R$ 52 mil arrecadados pela igreja entre os fiéis havia sido assaltado na Grande SP por um grupo de 15 homens armados. Ele atribui a autoria do crime a policiais e narrou que os pastores e bispos deveriam buscar contato com a criminalidade.


Eu sinceramente não sei se fico com raiva ou se me dá pena dos tais fieis dessa "igreja". Não sei se fico com pena da ignorância, ingenuidade e miséria humana, ou se fico com raiva da ganancia dessas pessoas, sim porque a ganancia é o combustível principal que os leva a frequentar e alimentar essas igrejas. A elas é prometido "mundos e fundos" em troca, é claro, de uma boa "doação". O ministério público, em contra partida, não parece muito disposto a tomar qualquer medida contra os abutres da fé, que enquanto aumentam seu rebanho, aumentam também seu patrimônio. Triste país, onde a fé é medida em moedas! Assim caminha a humanidade...

Comentários