Candidata Marina Silva é contra o casamento gay

Por: Julio Marinho


A candidata a presidência da República pelo PV, Marina Silva, em seu primeiro comício "oficial" em Teresina,  Piauí, voltou a afirmar que, É CONTRA O CASAMENTO entre pessoas do mesmo sexo, aprovado esta semana na Argentina. 

Marina ao ser indagada por evangélicos, que queriam um posicionamento da candidata, teria dito: "A gente não pode fazer o discurso do ódio contra essas pessoas. Eu não apoio (o casamento gay), mas a minha relação é de respeito e de não promover a discriminação". A pergunta que não quer calar, não seria discriminação negar direitos civis iguais, a quem tem deveres civis iguais? Não seria isso um contra-senso?


Marina esta sendo contraditória, ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, é sim promover a discriminação. Se todos são iguais perante a lei, logo,  pessoas do mesmo sexo poderiam ter o direito ao casamento civil, já que em nenhum momento foi cogitado o casamento religioso.

Mas será  mesmo que Marina não sabe qual a diferença entre casamento civil e casamento religioso, ou é má fé mesmo? Para deixar bem claro a diferença entre um e outro, vamos usar definições bem simples e claras, encontradas aqui e aqui, vejamos, casamento civil: "O casamento civil é um contrato entre o estado e duas pessoas tradicionalmente com o objetivo de constituir família. A definição exata varia historicamente e entre as culturas, mas na maioria dos países é uma união socialmente sancionada entre um homem e uma mulher (com ou sem filhos) mediante comunhão de vida e bens." Já o casamento religioso: "Um "casamento religioso" ou "matrimônio religioso" é uma celebração em que se estabelece o vínculo matrimonial segundo as regras de uma determinada religião ou confissão religiosa. O casamento religioso submete-se tão somente às regras da respectiva religião e não depende, segundo a religião em que se celebra, do seu reconhecimento pelo Estado ou pela lei civil para ser válido."

Acho muito pouco provável que uma ambientalista, pedagoga, ex-vereadora, ex-deputada, ex-senadora e ex-ministra, desconheça informações TÃO básicas, portanto, só me resta a segunda opção, É MÁ FÉ MESMO. Essa é uma tática muito utilizada, não só pela Marina, mas por quase todos os líderes religiosos, ou seja, eles, com essas opiniões cretinas, plantam informações erradas, contando com uma, digamos assim, dificuldade intelectual de seus seguidores. Aliás Marina não é a única, a outra candidata Dilma Rousseff, também faz declarações parecidas, embora no caso da segunda, eu tenha a ligeira desconfiança de ser um caso de deficiência mental mesmo. 

O mais chato disso tudo, é que eu gostaria muito de votar em uma mulher para a presidência, mas acho que, pelo menos desta vez, não vai dar, até porque vamos combinar, esta muito difícil escolher entre os menos piores.

Comentários

  1. isso eh argumento para nao aprovar um candidato a presidente?? nosso pais tem coisas muito mais urgentes que isso para se discutir...(nao to aprovando a Marina ainda, apesar de achar uma das melhores opcoes, so tô dizendo que isso nao diz quase nada sobre esta candidata...)

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensava em votar nela pra presidência,mas depois dessa caiu muito no meu conceito. Provou ser uma pessoa com a mente fechada em seus próprios preconceitos...

    ResponderExcluir
  3. Entao vota no Serra, que deve apoiar, já que vc não falou sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei perplexo ao saber que a candidata Marina é da igreja Universal... depois dessa eu repensei meu voto...vo votar no Plínio.

    ResponderExcluir
  5. o casamento civil não passa de um contrato, e como tal deve ser tratado de maneira igualitária para todos os cidadãos brasileiros sejam eles hetero ou homossexuais... se a Marina ganhar esperem tempos nefastos no direito e nas relações públicas do Brasil... os crentes mais fanáticos são os que primeiro que "tacam a pedrada"

    #TenhomedodaMarinaSilva

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero, número e grau Douglas. Só que eu tenho mais raiva do que medo. Vamos continuar gritando, quem sabe um dia alguém nos ouve?

    ResponderExcluir
  7. Casamento é para casal. Ou seja casal é formado por generos diferentes, homem e mulher. No caso dos homosexuais são um par, dois generos iguais o correto é falar Emparelhamento e não Casamento

    ResponderExcluir
  8. Ela só falou que não era a favor, não disse que ia exterminar todos os gays da face da terra.

    ResponderExcluir
  9. Eu tô abismada com alguns comentários de certas pessoas. Eu acho que um país deve ser laico, então essa de não apoiar a união entre duas pessoas do mesmo sexo (até onde eu vejo) tem uma conotação religiosa, que foge da conduta certa (no meu ver) de se presidir. A Marina Silva não precisa de fato ser a favor disso, mas daí tornar isso público e logo na sua época de candidatura à presidencia... É DEPRIMENTE (e o pior é ver gente como o anônimo de cima, dizendo que cabeça "fexada" - vai aprender a escrever - é do povo que se impressionou com isso, francamente Brasil!!!)

    ResponderExcluir
  10. Duka querida, o pior que esses comentários a que vc se refere, são os "menos piores", porque os outros eu nem deixo passar, até por uma questão de consideração as pessoas que lêem o blog. É impressionante o nível de educação(ou falta dela), do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  11. paraibinha idiota, nunca vai ter um cargo importante

    vai morrer como vereadora de cidade do interior

    ResponderExcluir
  12. E onde é que está escrito que ele deve ser a favor? Ela não pode ter opinião contra algo? Façam-me o favor...Eu tb sou contra, e daí? Qual o problema? Não sou vaquinha de presépio para deixar de lado a minha opinião e aderir a isso...

    ResponderExcluir
  13. O politicamente correto a trabalho do "desgoverno fede-ral". As pessoas tem direito as opiniões, ou só tem direito quem concorda com o casamento gay?? então, prevalece a bravata? É só uma questão de dizer que concorda e levar o voto? Acorda! Eu não sou a favor, mas não iria impedir as pessoas de se casarem, isso não é problema meu, gosto é como braço, cada um com o seu...o que não dá é votar em ladrão, traficante, sequestrador e assassino em nome do benefício de um grupo ou outro.

    ResponderExcluir
  14. Fanatismo religioso é uma merda!

    Sinceramente, se eu fosse Deus, teria raiva de um bando de "puxa-sacos" que seguem "leis" cegamente, julgando e desrespeitando os outros, como a maioria desses fanáticos fazem.

    (se você é crente, está salvo, vai pro paraíso, se não é, vai apodrecer no inferno)

    O importante é ter amor no coração, respeitar e ajudar as pessoas, colocar energia positiva em tudo o que você faz e praticar o bem, o positivo, seguir sua individualidade, mas tendo consciência da força e da importância dela, dentro do coletivo.

    Eu desconfio de tudo o que é criado pelo homem, como as religiões, por exemplo, que não passam de intermediários entre você e seu Deus.

    As pessoas preferem seguir o que um padre, um pastor, ou um sei lá o que diz, ao invés de fazer um "contato direto" com quem realmente importa.

    Preferem jogar a responsabilidade de suas vidas e suas atitudes nas mãos de Deus - "se eu estou infeliz hoje, é pq Deus quer assim" - "vou rezar pra Deus para ele resolver meu problema".

    Mas na hora de julgar se um homossexual tem direito a um casamento, usam argumentos estúpidos do tipo "casal é formado por generos diferentes, homem e mulher", sem questionar de onde vem tal absurdo, esquecendo o que a própria bílbia prega "amai uns aos outros"!

    Particularmente, não sou homossexual e nem religioso, acredito que Deus é a energia do universo, é a natureza, e se manisfesta pra gente através de um amor entre mãe e um filho, de uma amizade verdadeira, através de um pôr-do-sol, uma chuva de verão, que pega a gente desprevenido, enfim, coisas simples da nossa vida, que não requerem qualquer dinheiro ou status, mas que marcam nossa me memória e nossos sentimentos.

    Acredito que Deus é um poeta e escreve mensagens pra gente o tempo todo, basta saber captá-las.

    Se cada um procurar, vai achar o seu Deus dentro de si, e meu Deus é mais certo que o seu?

    Não é, no fundo, todos estão certos, por isso, prefiro não pensar em diferenças, prefiro pensar que todos são iguais e que se todos viverem seu dia-a-dia, procurando deixar de lado as coisas negativas, valorizando sempre as positivas e praticando o bem, estarão na mesma frequência de Deus, independente da forma que ele seja.

    As pessoas precisam livrar seus corações das superficilidades da nossa vida cotidiana e focar no que realmente importa, sem preconceitos e sem julgamentos negativos.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muita gente aqui criticando a candidata por discriminação e ao mesmo tempo lançando cometários contra "crentes" ou seguidores dessa ou daquela religião... Acredito que a resposta da candidata foi honesta, o que por si só é uma qualidade extra frente aos outros candidatos. O fato de ela não apoiar casamento gay é uma posição pessoal, mas as pessoas não podem esquecer que a Marina decidirá as coisas no país, ela será um representante do povo e tenderá a cumprir a vontade do povo, representado pela maior parte da população. Se a maior parte dos brasileiros aprova o casamento, ela não poderá se opor. Vocês têm que separar o pessoal, do religioso e do profissional... Agora, deixar de votar numa canditada com tanto potencial e qualidades acima dos concorrente por uma declaração mal interpretada aí eu digo que preconceituosos são vocês.
    Sou heterosexual e católico e votaria sim em Marina Silva porque conheço como seria nossa passagem com o Serra a a Dilma... Sei muito bem... Se não for ela, voto nulo...

    Um povo tem sempre o governante que merece... se está uma merda hoje, o mérito é todo nosso.

    ResponderExcluir
  16. Eu me refiro a medo mesmo... sou ateu e tenho medo do que os crentes fanáticos são capazes de fazer, se os homossexuais sofrem preconceito por parte dos religiosos imagine nós ateus....... já fui prejudicado por minha posição de cético e se essa Marina Silva for eleita tudo que é pesquisa tecnológica ou que vá de encontro com o manual(bíblia) dela(célula-tronco, aborto para casos de estupro ou de risco de morte da mãe ou anencefalia, relacionamento homoafetivo...)vai para as "cucúias"...

    ResponderExcluir
  17. E uma questão de retorica sobre a liberdade
    vamo la
    Marina e contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e deveria ser perguntado se ela e contra a PROBIÇÂO do cassamento entre pessoas do mesmso sexo.
    Eu sou contra o aborto não apoiaria alguem abortar por convicção pessoal e não religiosa mais sou contra a PROIBIÇÂO do aboto creio que cada individuo tem a liberdade sobre si mesmo, as escolhas devem ser de cunho pessoal não o estado que deve gerir nossa vida.
    Da mesma forma devemos ter a liberdade de ser contra algo,senão vira tirania, mesmo que marina seja contra(proibição do)o casamento de pessoas do mesmo sexo deve ser respeitado sua opinião.
    "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".(Voltaire).

    ResponderExcluir
  18. Isso ai! Ser contra o casamento gay vai fazer um país mais pobre.
    É exatamente isso que afrouxa o ensino, a saúde e a segurança. "Ser contra o casamento gay" é, de fato, o grande vilão que temos de combater nessa eleição. De quem é a culpa pelas enchentes? Das pessoas que são contra os casamentos gays!

    Pelo amor.. De que adianta ser a favor e ter sido terrorista? Ou ter abandonado todos os cargos públicos que ocupou na última década?

    Ou pior, de que adianta DIZER ser a favor quando por trás da telinha (entenda: Rede Globo) é contra?

    Tenha dó.. Os maiores preconceituosos são as próprias pessoas que se sentem oprimidas.

    Mas está resolvido! Se eu tinha dúvidas sobre qual candidato seria melhor para o meu país, vou desempatar utilizando como quesito: "QUAL É A FAVOR DO CASAMENTO GAY".

    Tenho mais o que fazer, não sei porque perdi meu tempo lendo esse post e lendo os comentários esdrúxulos aquio contidos.

    ResponderExcluir
  19. Justo ela com essa carinha de lésbica com medo de gostar. Hahaha!
    Um verdadeiro contra senso.
    Mesmos deveres, mesmos direitos!!!
    IGUALDADE

    ResponderExcluir
  20. Quem escreveu isso só pode ser gay para defender tamanho absurdo e falta de vergonha que é o casamento gay?

    ResponderExcluir
  21. Casamento gay no sentido civil e não religioso.
    Porque ser contra isso se todas as pessoas são iguais perante a lei???
    Logo todas as pessoas devem ter suas uniãos afetivas reconhecidas para que tenham o devido efeito jurídico e que numa eventual separação ou óbito, os contraentes desta relação tenham direitos tais: a meação, pensão, aposentadoria por morte, etc.
    Realmente é lamentável esta posição da candidata a Presidente Marina Silva.

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito dela, entendo o lado religioso dela e infelizmente é mais forte que o lado democrático dela. Sou atéia e torço para que o país escolha um governante que governe para todos, não para pobres, ou para ricos ou para religiosos mas sim para todos.

    ResponderExcluir
  23. Óbvio que não há má fé dela. Acho que você não entendeu.

    Acredito que ela é contra o casamento civíl e religioso. Segundo o cristianismo, que tem como base o judaísmo e o pentateuco (livros da lei), a família é uma instituição criada por Deus que une um homem a uma mulher. Então é inconcebível haver um casamento, instituição de uma família num padrão homosexual.

    O que acontece é que vivemos numa sociedade, em que o que é religião se uniu ao estado. O estado legisla sobre temas religiosos por que inegavelmente interfere nos direitos civís das pessoas. Antes de existir contrato de casamento civíl, sempre existiu a união religiosa.

    Eu sou da opinião de que qualquer cidadão pode teus direitos sem discriminação. Direito de Celebrar um contrato de junção de bens, herança, sei lá o que mais. Mas daí você chamar de casamento e constituir família é algo descabido por que o respaldo é totalmente religioso. O estado é laico, mas foi construído sobre uma estrutura religiosa.

    ResponderExcluir
  24. É incrível ver o que a religião faz com a mente das pessoas, transforma-as em um boneco de mente vazia, só esperando ser preenchida pela "palavra", não sou contra a espiritualidade (apesar de não ter nenhuma), mas sou SIM contra a religião, principalmente por esse fanatismo que ela exerce sobre a maioria dos seus "devotos".
    Sou SIM a favor do CASAMENTO homossexual (pra descordar do ignóbil que falou que pessoas de mesmo sexo não fazem um casal...) e sou heterossexual, sinceramente, se duas pessoas se amam, que elas sejam felizes juntas e tenham os mesmos direitos que todos tem.
    E isso é sim um fator que desconsidera uma candidata, o partido dela é composto (e foi criado) por membros da igreja catolica, sendo esse o caso seu mandato seria ultra-conservador e retrógrado e isso é algo que eu NÃO desejo ao meu país.
    Abram suas mentes e saiam da mesmice, pensem por vcs mesmos e parem de acreditar em tudo que lhes dizem... sem mais.

    ResponderExcluir
  25. Morando em um pais livre e muito comum existir ideias diferentes, as opções são muito variadas.
    Agora mesmo que vc tenha uma opinião diferente, logo será tratado com diferença, Acho que o ser Humano ainda e mentalmente infantil.

    ResponderExcluir
  26. Eu acho nada a ver isso!
    Tem que primeiro ver o bem da população geral!
    Educação e Saúde.
    Acho que se um presidente ficar nesses dois itens, o Brasil vai pra frente!
    Educação é para aumentar a capacidade de raciocinio e ideias, logo não teremos preconceitos pois teremos uma população RACIONAL!
    Saúde, sem ela não vivemos, tenho parentes em hospitais no corredor por não ter lugar!
    Consulta privada! Já paguei 900 reais por um exame de sangue!

    VIVA A COPA DO MUNDO E AS OLIMPIADAS, vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  27. Citando:
    Anônimo disse...
    "paraibinha idiota, nunca vai ter um cargo importante
    vai morrer como vereadora de cidade do interior"

    E vcs só veem preconceito nas atitudes dos evangélicos?
    O casamento gay é um dirito civil de um determinado grupo de cidadãos, justo e inevitável (graças a Deus!).
    Mas o direito a livre opinião não vai deixar de existir por conta disso. A gente, cidadão, pode sim ter opinião própria e discordar de qualquer coisa, publicamente até.
    O que não pode é TRATAR MAL e constranger, como fez o babaca citado acima, que pode "se expressar" livremente neste blog.
    Deixem de ipocrisia: os gays são cidadãos, mas os nordestinos, umbandistas, evangélicos, pobres... também sãocidadãos, só que são tratados com preconceito, violência e IGNORÂNCIA sem culpa ou consequência em nosso país, e isso já é uma coisa da CULTURA BRASILEIRA.
    Bando de hipócritas.
    Qual a opção sexual de Lula ou Serra ou qualquer outro? Qual a religião deles?... Isso REALMENTE fez diferença no seu bolso ou para a sociedade em que vc vegeta?
    Cuidem dos direitos dos outros, lutem por isso, mas sem fazer o mesmo mal que os idiotas fazem.
    Tolerância é para todos e respeito é obrigação.

    ResponderExcluir
  28. em relacao ao casamento civil, todos tem direito a casar com quem quer que seja. Ja o casamento religioso ainda se deve discutir sobre. Ela n tem direito de proibir o casamento de ninguem porque o que ela governa e o lado civil, o que todos tem o direito de casar, e nenhum outro

    ps: algumas palavras podem estar sem acentuacao, as e por caousa do computador

    ResponderExcluir
  29. Prometer enriquecer a população e salvar a saúde todos fazem. São em "detalhes" como esses que as pessoas podem ver como são os candidatos e os quais acham melhor.
    Pessoalmente eu não gosto de conviver em locais com muitos homossexuais,mas proibir o casamento civil? Se não gosta, só não aparece.
    E por sinal, proibir o casamento religioso, também seria ridiculo, como disseram o Brasil é um país laico,se a religião aceita ,não tem porque o estado se meter.

    ResponderExcluir
  30. Ela não disse que vai proibir, mas assim como outras questões contrárias a sua fé, ela propõem que seja feito um plebiscito para julgar a questão. http://colunas.epoca.globo.com/commarina/2010/06/01/marina-nao-e-o-pv/

    Além disso, ela não é da Universal, como alguém comentou, mas Assembléia de Deus, que é muuiiitooo diferente.
    Acho uma posição política muito mais coerente do que simplesmente votarmos em alguém que pensa exatamente como nós.
    abraços

    ResponderExcluir
  31. não apoiar é uma coisa, descriminar é outra. você que vê pecado em tudo.

    ResponderExcluir
  32. A Própria Marina disse que sua opnião PARTICULAR não deve sobrepor seus deveres políticos. E quanto a histórinha da diferença entra casamento civil e religioso, ela é canditata a presidência. Ela não é o papa ou qualquer outro tipo de líder espiritual para ter o poder de decidir sobre o assunto, por tanto é lógico que ela responde quanto ao casamento civil. E Eu achei que ela falou muito bem "Eu não apoio (o casamento gay), mas a minha relação é de respeito e de não promover a discriminação". A pergunta que não quer calar, não seria discriminação negar direitos civis iguais, a quem tem deveres civis iguais? Não seria isso um contra-senso?"

    Ela não so teve coragem de expressar sua OPNIÃO PARTICULAR como também deixou claro que esta não deve inlfuenciar suas decisões políticas.

    ResponderExcluir
  33. ""so tô dizendo que isso nao diz quase nada sobre esta candidata...)"" - pra mim, diz o principal, que ela eh ignorante e preconceituosa.
    Nada que for dito nesse periodo de campanha deve ser levado a sério, pois todos os candidatos querem agradar a ambos os lados e não se queimar com nenhum grupo de minorias, mas ao mesmo tempo querem garantir os votos da maioria cristã. É tudo bussiness.

    ResponderExcluir
  34. gente, estão distorcendo tudo, a Marina nunca disse ser contra a união civil, fala sobre casamento religioso (na qual o estado, por ser laico, não interfere) e vai além, fala em abrir peblicitos para a decisão, isso é poltiica pública! é sair do papel de passivo para ser atuante na politica!

    ResponderExcluir
  35. Pra mim, a diferença entre os outros canditatos e a marina é que ela, por mais que possa estar mentindo, não fica tratando o povo como se não houvesse classe média. Ou seja não fica fazendo discurso pros pobres o tempo todo, falando como se estivesse no meio de seus súditos.
    Isso é algo em que ela acertou em sua camapanha.

    So não vou votar nela porque eu acho que ela é uma arma secreta do PT feita pra tirar os votos da classe média do Serra. Não é possivel que a mulher seja tão certinha o_o

    ResponderExcluir
  36. É verdade!!! Um bando de hipócritas! Então vão vocês se casar homen com homen e mulher com mulher. Sou CONTRA esse absurdo também, goste quem gostar. DEUS criou o homen pra mulher e vice-verso.

    ResponderExcluir
  37. Bom... após ler todos esses comentarios, percebi que a maior parte da população brasileira esta preoculpada com direitos civis, mas estão esquecendo dos seus deveres como membros da sociedade, que é cobrar dos nossos politicos mais investimentos na educação e na saude e estrutura social.
    Cobrar dos nossos politicos mais severidade nas leis que poni os bandidos, traficantes, sequestradores e politicos corruptos, pois morrem milhares de pessoas inocentes todos os anos vitimas de atrocidades por um sistema de segurança falido.
    Fazer com que a justiça seja executada na sua exencia, é isso que faz um Paiz justo e melhor para se viver.
    Tambem sou contra o casamento Gay, pois casamento é instituição de familia, e a familia foi criada por Deus, como tudo que existe no universo...

    ResponderExcluir
  38. É fácil perceber quando alguém é um religioso, bastar contar seus numerosos erros ortográficos, triste isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!