Homossexualidade em Foco

Por: Julio Marinho


Nessa semana teremos dois veículos de comunicação de grande massa, discutindo a homossexualidade. Primeiro a revista Veja, na sua edição semanal, depois a Rede Globo, através do Profissão Repórter dessa terça-feira. Isso é um grande avanço, em se tratando da mídia brasileira, já que, até bem pouco tempo atrás homossexuais somente apareciam na Globo, por exemplo, em novelas e de forma caricata. 

Claro que o assunto será abordado de maneira bem superficial, mas não podemos esperar mais que isso, até porque, o povão não consegue ou tem preguiça, de assimilar grande quantidade de informação.

A Revista Veja abordará a questão da juventude e sua maior capacidade de tolerância, já o Profissão Repórter mostrará mais as relações familiares. Um trecho da reportagem da Veja me chamou a atenção, "Os jovens que aparecem nas páginas desta reportagem, que em nenhum instante cogitaram esconder o nome ou o rosto, são o retrato de uma geração para a qual não faz mais sentido enfurnar-se em boates GLS (sigla para gays, lésbicas e simpatizantes) - muito menos juntar-se a organizações de defesa de uma causa que, na realidade, não veem mais como sua. Na última parada gay de São Paulo, a maior do mundo, a esmagadora maioria dos participantes até 18 anos diz estar ali apenas para "se divertir e paquerar" (na faixa dos 30 o objetivo número 1 é "militar")." Isso mostra o quanto essa nova geração esta alienada, por um lado não conseguem enxergar que, é graças a essa militância, que eles nem dão importância, que hoje eles podem vir a público e contar suas experiências, por outro lado, não conseguem ver que toda essa tolerância, foi conquistada com muita luta e mobilização. Já vi muita gente dessa e até da própria geração passada, renegar a militância, como se ela fosse antiquada e cafona. Até famosos com a Ana Carolina e mais recentemente o cantor Netinho, se disseram contrários a militância, ora bolas, será que sem os homossexuais que se uniram, lutaram e mostraram a sociedade que ser gay é ser normal, eles teriam espaço e coragem de "sair do armário"?

Não haveriam conquistas, se não houvessem lutas. Hoje não teríamos nem a metade da liberdade que temos, se não fossem aqueles que de certa forma, deram "a cara a tapa". Mas tudo bem, tenho certeza que as pessoas, que foram e ainda vão a luta, não estavam mesmo esperando esse reconhecimento, os verdadeiros heróis buscam vitórias, não fama e glória. Seria pedir demais que esses jovens soubessem quem foi Herbert Daniel, só para citar um exemplo, mas tudo bem, pelo menos eles podem e poderão curtir de uma liberdade que muitos não tiveram.

Acho a abordagem do Profissão Repórter mais valiosa, penso que as relações familiares devem ser o primeiro foco de debate, já que é ali onde tudo começa. Se um homossexual puder contar com o apoio de sua família, ele invariavelmente terá mais condições psicológicas para enfrentar os possíveis problemas que virão. Essa talvez seja a grande diferença entre o preconceito de raça e o preconceito por orientação sexual, no primeiro caso as vítimas de preconceito racial, tem o apoio de suas famílias, já no caso dos homossexuais, eles além de sofrerem com a intolerância das ruas, quando chegam em casa, não tem nem mesmo o apoio daqueles, que teoricamente, o deveriam proteger. Ainda tem gente que diz eu os homossexuais querem demais, como se o direito a vida e a liberdade, fosse um luxo dado somente a heterossexuais.

Segue abaixo os links das reportagens:

Comentários

  1. Olhaaaaaa, se tem uma coisa que eu ADORO , eh gay , são mto divertidos, sempre pra ciima *---*
    adoooooro d+++++++ .
    não tenho NENHUM tipo de preconceito .....
    tem até um post no meu blog referente a isso ;)

    beijo.


    http://keka-mariane.blogspot.com/
    segue :D

    ResponderExcluir
  2. Questões complicadas de se discutir...

    ResponderExcluir
  3. "o povão não consegue ou tem preguiça, de assimilar grande quantidade de informação."

    Acho que essa frase serve quandop se trata de qualquer assunto, mas é sim umavanço brasileiro, espero que essas pessoas revejam seus pensamentos 'xucros' e comecem a entender a realidade!

    http://futurismologa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!