Milícia evangélica?

Por: Julio Marinho

Parentes das 63 pessoas presas em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, e trazidas para o Rio, passaram a noite na porta da carceragem da Polinter, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Eles queriam explicações sobre as prisões dos alunos de um curso de guardas ambientais que começaram em janeiro. Mas para a polícia, os detidos teriam invadido uma área de proteção ambiental na região.

Os parentes contaram que a preparação dos alunos estava sob responsabilidade de uma ONG chamada Instituto Sorema, que é uma entidade ligada à igreja evangélica Cidade de Bíblia. O treinamento de campo teria começado três meses após as aulas teóricas. As aulas práticas teriam começado há 15 dias, em Angra, numa área que pertenceria à presidente da ONG.

"Eles foram indiciados, mas são inocentes. Queremos saber o porquê enquadram pessoas com fichas limpas na polícia em falsidade ideológica e formação de quadrilha", indagou Robson Luiz, pai de um dos alunos detidos.

Segundo eles, a polícia de Angra prendeu os alunos na segunda-feira (19), depois de uma denúncia anônima de que estavam aterrorizando a vizinhança. Na terça-feira (20), eles foram trazidos para a carceragem da Polinter no Rio.

"Eles deram um sonho a eles. Um sonho que era como se fosse um prédio de 15 andares que a gente viu desmoronar na cabeça deles", disse Valquise Carvalho, mãe de outro aluno.

O delegado Francisco Benitez Lopes, da 166ª DP (Angra dos Reis), disse que a área onde foram feitas as prisões está em litígio há mais de 20 anos e que quando a polícia chegou encontrou os supostos alunos usando fardamento camuflado, coturnos e facões.

"A impressão é de que era um grupo paramilitar. Inclusive eles se identificaram, apresentaram uma carteira, aonde vinha escrito Brasil, estado do Rio de Janeiro, república em todo o território nacional. A ONG que foi criada não tem fundos. Perguntei quem financiou o curso, quem financiou os uniformes e eles disseram que ganhavam um papel para pegar o uniforme numa loja", disse o delegado. Lopes explicou que enquadrou as 63 pessoas por falsidade ideológica por causa da carteira de identificação sem qualquer validade.

 O que pretendem esses grupos? Sim porque esse não deve ser o único grupo, devem existir muitos mais. Se já não era absurda toda a mobilização política evangélica, agora isso? Espero que o governo brasileiro fique MUITO atento e corte o mal pela raiz, não podemos permitir que nos tornemos um novo oriente médio, espero que essa "al qaeda" evangélica seja exterminada antes que a coisa fique pior.

Comentários

  1. era só que faltava ¬¬
    por isso num vo em nenhuma igreja

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigo, a coisa tá feia. Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  3. Nada vai mudar porque nosso país é extremamente religioso e também porque o lobby da ala evangélica nas "casas de tolerância" em Brasília é grande. Só nos resta manter-se longe dessa gente e tentar alertar ao máximo de gente possível sobre esses fundamentalistas sem fundamento.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Orlando, mas que dá medo dá. Eu confesso que fiquei muito assustado com essa notícia, nunca iria imaginar que chegariamos a esse ponto.

    ResponderExcluir
  5. Por isso que não em nenhuma igreja. Creio em Deus, mas pra chegar a esse ponto, nem pensar.

    Blog: Cultura Dinâmica - http://culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. e as profecia mais absurdas estão tornando-se reais...2012!rsrsrrs...

    ResponderExcluir
  7. COMO FALSIDADE IDEOLOGICA SE SEGUNDO O PAI DOS ALUNOS DA GUARDA A CARTEIRA CONTINHA AS INFORMAÇÕES, FALSIDADE SE USASEM O NOME DE OUTRA PESSOA, O USO DO BRASÃO NAÕ DA CADEIA E SIM MULTA.
    ACHO QUE A GUARDA AMBIENTAL MECHEU EM VESPEIRO PORUQE AQUELA AREA É AREA DE PRESERVAÇAO PERMANENTE NÃO PODE TER CONSTRUÇÃO ANÃO SER QUE TENHA ALGUEM LEVANDO ULGUM JUNTO COM OS GRILEIROS.
    MEU VOTO VAI PRA GUERDA POIS TODOS SABEMOS QUE ANGRA É UMA TERRA DE INVASORES, É UMA PRIVADA ESPERANDO A PROXIMA DESCARGA POIS NÃO TEM REDE DE ESGOTO E SIMM SUMIDORES ENCHARCANDO O SOLO.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, e isso tudo que vc disse justifica a criação de uma milícia????

    ResponderExcluir
  9. A VERDADE:
    Em Janeiro de 2010 esses alunos iniciaram o curso de guarda ambiental atraídos pelo Instituto Sorema, com a promessa de emprego e de um salário de R$ 1.300 pelos organizadores que disseram manter convênio com prefeituras de vários municípios do RJ. Terminada a parte teórica do curso, que durou cerca de 70 dias - com a presença de autoridades (assim elas foram apresentadas) do governo municipal, estadual, autoridades da Policia Militar, do Exército e do Corpo de Bombeiros e políticos (temos fotos que comprovam a presença destas pessoas no local onde realizava-se o curso) - iniciou-se a parte prática e o estágio desenvolvidos em terras no município de Angra dos Reis, com autorização dos seus proprietários, segundo os organizadores do curso.
    Contudo, em 19/04/2010, sem saber o porquê, esses alunos foram presos pelo delegado de Angra dos Reis sob a acusação de invasão de propriedade alheia, formação de quadrilha ,falsidade ideológica, e encontram-se até hoje encarcerados na Polinter do Grajaú e no Presídio Nelson Hungria enquanto os responsáveis pelo curso encontram-se soltos e foragidos.
    A situação destes rapazes e moças ficou mais complicada porque estes usavam um uniforme fantasia imitando o fardamento camuflado do Exército – estes uniformes* foram comprados pelos familiares por 300,00 - e segundo os organizadores havia autorização emitida pelo Exército para a uso destes. O delegado de Angra e a Juíza Juliana Bessa Ferraz interpretam o uso dos uniformes como formação de grupo paramilitar.
    Na tentativa de soltar os seus filhos, as famílias em desespero têm pago muito caro a advogados, muitas sem condições financeiras para fazê-lo, mas os pedidos de liberdade provisória e de habeas corpus estão sendo negados, com uma flagrante violação dos direitos humanos e abuso de poder. Alguns rapazes já se encontram com comprometimento psicológico, apresentando um quadro de profunda depressão.
    CHAMAMOS A ATENÇÃO DA SOCIEDADE E DA IMPRENSA NACIONAL E INTERNACIONAL PARA MAIS UM EPISÓDIO DE CRIMINALIZAÇÃO INJUSTA DESTES ALUNOS, POIS ESTES SÃO CIDADÃOS DIGNOS, EM SUA MAIORIA JOVENS POBRES QUE APESAR DE NÃO POSSUÍREM ANTECEDENTES CRIMINAIS, ENCONTRAM-SE PRESOS, SEM QUE HAJA MOTIVAÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA PRISÃO.
    Conclamamos Justiça e libertação imediata dos inocentes!

    COMISSÃO DE PAIS, MÃES, FAMILIARES E AMIGOS(AS) DOS ALUNOS DO CURSO DE GUARDA AMBIENTAL - CASO INSTITUTO SOREMA.

    ResponderExcluir
  10. eu concordo com tudo que todo mundo falou, eu so não entendo como é que essa comissão de familiares esta deixando sujar a imagem da igreja evangelica se eles mais do que ninguem sabem que quem patrocinou este curso foi o VEREADOR FAUSTO ALVES (espirita)junto com o candidato a Deputado federal do prefeito do Rio (catolico)e um deputado estadual da zona oeste (batam) as fotos que eles tem mostram a cara de todo mundo como eles disseram porque que eles não entregam isso a policia para a policia identificar dentro dos seus quarteis cada um dos militares que eles alegam estar nas fotos e chamem esses militares a depor. todo mundo ataca o tal instituto evangelico, mais ninguem ataca os poderosos que deram a autorização e não colocaram até agora a cara para depor, eu sei toda a historia do curso e sei tambem quem foram os capangas do vereador que convidou todo mundo para fazer o curso e que hoje circulam por bento ribeiro ameaçando as familias de morte o que essa comissão tem que entender que na cabeça deles os meninos são inocentes, mais para a policia existem evidencias que provam o contrario a policia não esta discriminando ninguem houve o flagante e houve a prisão e até agora ninguem apareceu com documento nenhum para provar o contrario. enquanto eles atacarem o estado, e a ong para proteger os peixes grandes os familiares deles vão permanecer preso e vão acabar sendo condenados e vão para o presidio pagar no lugar dos graudo enquanto eles tomam uisque.

    ResponderExcluir
  11. http://amigosdopastormanoelferreira.blogspot.com/2010/05/jovens-presos-em-angra-dos-reis-foram.html

    Boa tarde, escrevo num blog para o deputado manoel ferreira e encontrei fotos no orkut que mostram PMs armados com fuzis e bombeiros numa formatura da sorema, o que pode ajudar ao jovens presos, afinal a presença de pms armados e bombeiros dava uma "aura" de legalidade, da uma olhada no post.

    ResponderExcluir
  12. agora sim começaram a aparecer pessoas que realmente estão interessadas em ajudar os meninos, provando que quem financiou o curso até agora não colocou a cara para defende-los, nessa historia de ficar acusando a ong, a igreja evangelica e o estado os meninos vão ser condenados tem que acusar os mentores quem financiou como o delegado de angra falou

    ResponderExcluir
  13. QUEREMOS JUSTICIA PARA ESTE CASO QUE JA ESTAR DEMAIS OS MENINOS SÃO INOCENTE E ESTÃO PAGADO PELO OS ERROS DOS OUTROS. MAIS EU ACREDITO MUITO NA JUSTICIA DE DEUS, NAO HA JUIZ MAIS JUSTO DO QUE DEUS ELE VAI MOSTRA A VERDADE.
    SO ESPERO QUE NAO DEMORE MUITO POIS TEM PAIS E MAES QUE JA ESTÃO FICANDO DOENTE E ISTO É MUITO TRISTE....
    DEUS É GRANDE....

    ResponderExcluir
  14. JUSTICA JA PARA TODOS OS INOCENTE QUE SÃO ESTES RAPAZES DO BEM, POIS OS DO MAL ESTÃO SOLTO E PROTEGIDO SABE SE LA POR QUEM VOCE NÃO ACHA? PORQUE SE A SENHORA ESTER NÃO TIVE CULPA ELA MOSTRARIA A CARA E IA EM DEFESA DESTES RAPAZES,POIS JÁ TEM 1 MÊS E CINCO DIAS QUE ELES ESTÃO PRESOS E NINGUIM FAZ NADA POR ELES OS FAMILIARES JÁ ESTÃO CANSADOS .
    MAIS A LUTA CONTINUA NAO PODEMOS NOS DEIXAR LEVAR POR ESTA INJUSTICA,ATÉ POQUE DEUS EXISTE ELE VAI MOSTRAR VERDADE ELE É O MAIOR E O MAIS PODEROSO JUIZ, ELES ESTÃO LA COM DIGNIDADE POIS QUEM NÃO DEVE NAO TEME, NAO TEM NADA QUE DESABONE A CONDUTA DELE NUNCA TIVERAM ENVOLVIMENTO COM A JUSTICA PELO MENOS OS QUE CONHECO, ESPERAMOS QUE AS AUTORIDADES VEJA ISSO E FACA JUSTICA E LOGO.
    VAMOS ESCREVER UMA CARTA ATE PARA BRASILIA CONTADO ESTE CASO PARA AUTORIDADES DE LA...
    MAIS ESPERO QUE SE REVOLVA LOGO.
    DEUS VAI NÓS AJUDAR ...
    SÃO POSSOA POBRE QUE NAO PODE PAGAR UM BOM ADVOGADO QUE SE SE PODESSE PAGAR QUEM SABER
    VAMOS DIVULGAR O RETRATO DE DONA ESTER POR TODA A INTERNET...
    DEUS ESTAR NOS MOSTRADO TODOS OS CAMINHO..
    EU ACREDITO MUITO NA FORÇA E NO PODER DE DEUS...

    ResponderExcluir
  15. escrever para brasilia, para roma ou até mesmo para o presidente do estados unidos, não vai adiantar de nada, pois houve o delito e eles estão presos de acordo com a lei, ainda que eles sejam inocentes como eu sei que são. o estado não seria burro de mante-los la se não tivesse em maos fortes indicios contra eles que so podem ser esclaecidos com a prisão da tal de ester, poxa voces ja pararam para pensar se essa senhora ja não esta morta como queima de arquivo e sumiram com o corpo dela. mais existem fotos aonde varias pessoas importantes militares de varias forças e politicos ligados ao prefeito do rio e a seu candidato a deputado federal e um poderoso vereador de bento ribeiro aparecem. esqueçam a tal de ester e passem a visar estes figurões, mande para brasilia a foto deles que eles vão identificar todo mundo e chamar para depor pessoas que entregaram os diplomas e até agora não colocaram a cara para defender ninguem. se a tal de ester morreu eles vão poder falar no lugar dela muita coisa para ajudar DENUNCIEM ANTES QUE OS SEUS PARENTES SEJAM CONDENADOS E PAGUEM PELOS PEIXÕES QUE ESTÃO POR DE TRAS DO TAL CURSO" no fundo no fundo eles ja estão pagando

    ResponderExcluir
  16. Para falar a verdade nós familiares não sabemos mais o que fazer e nem a quem recorrer,o mundo é injusto e a justiça de Deus só vem com o tempo,enquanto isso meu filho vai crescendo no meu ventre e meu marido está la´preso injustamente junto com esses meninos.
    Só sei dizer e pedir pela misericordia de Deus porque o homem junto com a sociedade capitalista estão perdidos.

    ResponderExcluir
  17. Sou estagiário em direito,e de acordo com essas pesquisas apontadas no inquérito demonstra um total equívoco e arbitrariedade da prisão. Vale ressaltar que acerca das fotos mostrando supostos militares fardados não há de prosperar, tendo em vista que nenhum dos alunos se identificaram como policiais e tampouco estarem armadas. Portanto, caso vossa excelência entenda que os alunos estavam apenas cumprindo com a determinação do curso, por isso estavam fardados com facões e a carteira com as devidas identificações. Haja vista, que na identificação constam como alunos da GUARDA AMBIENTAL.Insta salientar que a srª Ester é a real proprietária do terreno.

    ResponderExcluir
  18. querido estagiario, quem esta equivocado é voce, pelo que entendo arbitariedade é abuso de poder o que não houve, os fatos são os caras estavam la, fardados no meio do nada em uma terra onde é constante a guerra por terra, fazendo um suposto curso que até agora não apareceu os donos e nem os professores capacitados para ensinar, voce diz que a tal de ester é dona do terreno mais cade ela para apresentar a escritura e os impostos pagos e a autorização para uso da terra, quanto ao fato das fotos não prosperarem so se não houver interesse. quem esta preso não estava armado, mais quem aparece na foto do blog acima esta na formatura armado, essa pessoa ja apareceu para explicar o que fazia la armado e a convite de quem? todas as pessoas que aparecem na foto inclusive os militares ja foram ouvidos e o politico de bento ribeiro que trabalha para o pedro paulo ja foi chamado para ser ouvido, a tal de ester ja apareceu para esclarecer a verdade, porque que até agora eles não foram soltos, nenhum juiz apareceu para assinar o habes corpus e assumir que o estado esta errado, não né. pelo visto os meninos ficaram sozinhos para explicar tudo descartando a arbitrariedade. eu mais do que ninguem sei que eles são inocentes, mais isso não basta tem que aparecer evidencias que provem isso. pelo que pude perceber estagiario voce trabalha para algum peixão grande e quer livrar a cara dele desencorajando os familiares de colocar a boca no trombone insistindo na tese de que o estado e a ester são culpados sozinhos voce ja parou para pensar se ela ja não foi morta como queima de arquivo. as fotos devem ser apresentada sim e todos que aparecem nelas devem ser chamados para se explicar essa é a unica chance dos meninos. do contrario como diz o wagner montes eles vão segurar essa jaca manteiga sozinhos

    ResponderExcluir
  19. Caro anônimo, talvez eu possa estar equivocado, no entanto, gostaria de esclarecer que diante dessas suas declarações não trabalho pra nenhum peixão, no mesmo sentido,referia-me apenas com as pesquisas extraídas pelo site e do próprio processo - no qual um dos réus tinham sido excluídos do processo, e porque não estenderam-se aos demais, tendo em vista que todos faziam parte do curso,logo caracterizando-se assim o envolvimento no inquérito. Por conseguinte não faço parte de nenhum tipo de crustáceo - e como havia informado, sou um estagiário de direito e à favor das leis vigentes. Sobretudo, há se de verificar que houve uma arbitrariedade acerca da manutenção dessa prisão, haja vista que a maioria fora enganada pensando em trata-se de coisa lícita; sendo ela ilegal ou não, cabe ao magistrado de plantão analisar às provas com afinco. Neste prisma, dever-se-a de verificar a culpabilidade para não cometerem injustiça. No entanto, quanto a tal srª Ester, e de acordo com os depoimentos dos alunos, que essa senhora apresentou-se como a suposta proprietária do terreno e concedido então a realização do curso no local. Consta ainda informação dos próprios familiares dos alunos que a documentação fora sim apresentadas para o tal treinamento. Por outro lado,não cabe a mim ter que pensar sobre o desaparecimento dessa senhora conforme mencionara com suas próprias palavras - vale ressaltar que em dado momento citei queima de arquivo, assim sendo, isto é competência da segurança pública onde o estado emana de poder de polícia. Contudo, é a família que está sofrendo é nisso que devemos nos preocupar!!

    ResponderExcluir
  20. amigo estagiario eu até te peço desculpas, mais eu sou nascido e criado com alguns garotos destes que estão presos, e estou vendo de perto o sofrimento dessas familias. isso me causou uma revolta. quando levantei a hipotese de queima de arquivo é porque a justiça tem que seguir todas as linhas de investigações, não posso afirmar até agora não apareceu nenhum corpo e se não tem cadaver logico não tem crime, entende-se como foragida, porem vi as fotos no site citado acima e la aparecem oficiais graduados do exercito, policia militar, bombeiros e politicos que com certeza não querem estragar a suas carreiras ja a manutenção da prisão deve de haver alguma coisa escondida que garanta ao estado e a justiça mante-los presos pois, caso contrario o ministerio publico ja teria dado um jeito de soltar todo mundo não ficaria bem para a imagem do brasil no exterior 60 prisões arbitrarias ainda mais em ano de eleição até agora ninguem levantou a possibilidade da tal sra ester tambem ter sido enganada pois conheço a ong dela e sei que ela não tem condiçoes de bancar todo mundo comendo e bebendo na mata e o salario de 1.500,00 para todos os alunos que são mais de 60 alguns conseguiram fugir da prisão e andam soltos aqui em bento ribeiro o ex pm tambem não foi preso e estava la. se voce acompanhar bem as reportagens na net vera que cada hora os alunos falam uma coisa, primeiro foi dito que alguem dava um papel para pegar os uniformes, depois foi comprado pelos alunos eles falam em politicos da região de osvaldo cruz, mais não ve ninguem ser chamado para depor so os meninos isso mostra que estão escondendo alguem com certeza por medo de morrer e de ter suas familias mortas se queremos realmente ajudar estas familias devemos colocar o coração de lado e olharmos com os olhos da razão eu não conheço todos que estão la presos so conheço alguns e ninguem sabe ao certo o que todos disseram no interrogatorio a justiça ainda não se manifestou para falar nada para a imprensa de oficial talves para não atrapalhar as investigações. todo reu é inocente até que se prove o contrario eles tem que provar suas inocencias não podem so ficar aguardando a boa vontade do juiz a sensibilidade do povo e a prisão da ester e seu marido precisam buscar outras linhas de investigações com fotos, nomes, locais tudo é importante tem gente poderosa envolvida no meio e eles podem fazer de tudo para não aparecer o dinheiro infeizmente compra quase todo mundo voce sabe disso

    ResponderExcluir
  21. Caro anônimo, fico feliz quanto o seu reconhecimento equivocado. OBRIGADO! Em tempos, também conheço algum deles, nunca se envolvera em atos ilícitos e, ainda, é trabalhador e um excelente pai. Diante de todo o exposto, o TRIBUNAL DE JUSTIÇA concedeu o HABEAS CORPUS promovendo assim a mais lídima justiça inclusive ao amigo de muitos anos.
    Sendo assim, agradeço ao nosso bom DEUS e a fé de cada familiares, bem como ao ilustríssimo desembargador pela concessão do "HC" e, aos agentes da carceragem que acreditaram o tempo todo nas suas inocências. Contudo, essa vitória somente foi agraciada devido às orações e rezas de toda família desses alunos. Tudo de bom !!

    ResponderExcluir
  22. Quem toma conta de tudo errado que acontece em Angra dos Reis e os meninos estavam no lugar errado fazendo o curso e alguem já faz apergunta de quem é o sitio gato do mato? sim é do pai da juíza então quem quiser falar procure pesquisar

    ResponderExcluir
  23. Foram enviados ofícios para o delegado, prefeitura, policia federal, (avisando, participando e comunicando) sobre os alunos do curso que ora era ministrado dentro da faculdade de teologia onde a responsável era a senhora Ester e em seguida os alunos receberam o oficio da proprietária para que pudessem fazer o curso prático que se refere em nivelamento de conhecimentos sobre busca resgate e salvamento onde teriam exemplos que fora noticiado pela televisão que os mesmos alunos poderiam ser de grande importância pois haviam diversos integrantes do CBMERJ dando aula e instrução com estes fatos foi que foram concedidos aos alunos a liberdade.

    ResponderExcluir
  24. Peço permissão para copiar este post para o meu blog:
    http://despregador.blogspot.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Ok pode copiar, desde que ponha também a fonte.

    ResponderExcluir
  26. Pois é quantas casas estão regularizadas naquele local? e quantas o delegado tem no local? e quem pode dizer de quem é o sitio gato do mato? e sabiam que o delegado recebeu o documento e carimbou que sabia que a ong dava treino e estava registrada é estava defendendo os interesses de ricos invasores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!