A questão da homossexualidade

Por: Julio Marinho


A homossexualidade não é uma questão de saúde mental. Não há desordem ou doença, quando se fala de homossexualidade. Nem é a homossexualidade um estilo de vida, embora qualquer minoria, inevitavelmente, vá desenvolver uma subcultura e uma subcultura implica em um estilo de vida, mas, o estilo de vida pode ser escolhido, a homossexualidade não pode. Pelo contrário, a homossexualidade é uma orientação sexual e afetiva que é tão natural quanto a heterossexualidade, ou como a cor dos olhos ou dos cabelos de um indivíduo. um homossexual pode pintar os cabelos, pode usar lentes de contato das mais variadas cores e  pode até se casar com alguém do sexo oposto, mas não pode mudar o fato de que seu cabelo estará crescendo na cor original, que seus olhos, apesar das lentes, continuarão da mesma cor de antes e sua natureza continuará sendo, apesar de seu comportamento, homossexual.
 
É verdade que ninguém sabe a causa exata da homossexualidade, olhos azuis e cabelos castanhos, compreendemos melhor e, mesmo assim, as vezes podemos ser surpreendidos por algum retrocesso. A genética da preferência sexual ainda não está bem decifrada, e podem haver outros fatores em jogo. Por exemplo, alguns cientistas acreditam que a quantidade e o tipo de hormônios presentes no ambiente fetal, desempenham um papel na orientação sexual do adulto. Além disso, não há evidências de que o que faz uma pessoa ser gay seja a mesma coisa que faz alguém não ser gay. Os seres humanos são muito mais complexos do que isso, assim também é a sua sexualidade. Pode ser tão difícil atribuir a orientação sexual de alguém a um elemento, como seria atribuir o amor de uma pessoa a uma determinada cor, ou comida, ou música, também a um determinado elemento. É verdade, que alguém pode amar a cor azul porque o seu primeiro brinquedo amado ou bicho de pelúcia era da cor azul, mas isso não significa que todo aquele que ama a cor azul, a ama por esse mesmo motivo.
 
Ao longo prazo, não é impossível, com o nível atual de conhecimento científico, que consigamos determinar com certeza as causas da homossexualidade, mas sinceramente não sei se isso é tão importante assim. Uma vez que, tal como já referido, não é uma doença ou distúrbio, ou qualquer tipo de problema de saúde mental, ou um problema, exceto na medida em que a sociedade (política, religião) insista em fazer disso, um grande problema. Talvez nossos esforços devessem se concentrar mais em uma forma de acabar com o preconceito e a intolerância, do que saber de fato, qual a origem da homossexualidade.
 
Embora haja sempre  valor no autoconhecimento, a humanidade deve voltar suas atenções para questões mais prementes, tais como doenças reais, transtornos e/ou problemas de saúde mental, que precisem de fato encontrar suas causas, para que assim possam ser controladas ou erradicadas.  Em vez de tentar encontrar as causas da homossexualidade, deveríamos tentar entender o porquê da necessidade de se encontrarmos isso.


Comentários

  1. Discordo do autor do texto. O homossexualismo não é natural ou normal.

    ResponderExcluir
  2. O autor sabe tanto sobre homossexualidade quanto de física quântica! Pergunte à um psicólogo e você terá uma resposta baseada em pesquisas científicas. Acontece que hoje em dia é politicamente incorreto falar que a homossexualidade é um distúrbio, então para "eles/elas" se sentirem aceitos pela sociedade, é melhor que isso tudo seja apenas uma escolha.
    Além do mais, dá para perceber que pessoas do mesmo sexo não se encaixam, né? Vale uma reflexão.
    Um abraço.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. É normal sim, natural também, não é normal nem natural esse teu comentário tolo tão ultrapassado.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, meu querido idiota, leio livros de psicologia, tenho amigos psicólogos e psiquiatras, leio sempre sites e blogs de psicologia e, é consenso entre todos esses meios, que a homossexualidade é uma orientação sexual e afetiva tão natural como a heterossexualidade, portanto meu querido e estimado imbecilóide, vá estudar e ler mais, ok?

    ResponderExcluir
  5. Normal ou anormal ???

    Independente de opniões já pré estabelecidas não há como falar que a homossexualidade é algo normal do ponto de vista fisiologico.

    Mas também não há nada de anormal na escolha ser.

    Particularmente não considero o homossexualismo como um assunto normal. Onde somos ou deixamos de ser por motivos afins.

    Se pararmos para pensar, sem parcialidade, ser homessuxual é sim ser diferente. Pois até onde fomos feitos somos machos e femeas. Isso como animais.

    Mas ser diferente é um problema ?

    Sinceramente acho que não.

    Porém como acabar com discrimanação se muitas das vezes vocês mesmo se discriminam.

    Ou exigem fatos que não são possíveis ??

    Antes que vc me xingue, não sou gay, nunca tive uma relação com um gay, mas minha mãe sempre teve amigos.

    Então conheço bem esse mundo.

    Muitas vezes vcs se discriminamm e se sentem separados dos outros. Isso também ocorre no caso dos negros.

    Mas de quem é a culpa ?

    Das duas partes.

    Como vc deseja adquirir o respeito se na primeira discordância vc chama de imbeciloide. Existem maneiras mais inteligentes de se defender e de conquistar o seu espaço.

    Porém faça da forma que achar melhor, porém muitas das vezes só irá conseguir mais ódio.

    E um fato que você tem de admitir ser homossexual nunca será considerado algo normal. Porém um paralitico é normal?

    E um paralitico deixa de viver por causa disso ?

    Só se ele mesmo já se fechar no seu mundo e não aceitar que não é igual aos outros. E que deve aprender a administrar essas diferenças.

    Esse também é o caso dos homossexuais. Vocês nunca serão considerados normais, porém não ser considerado normal não é motivo para se fechar e não viver.

    Só para finalizar qd disse fatos impossiveis, me referia ao casamento na igreja como exemplo. Vocês insistem que devem ser aceitos de qualquer forma, mas também não é ir contra a crença de outros exigir que um casamento seja feito, mesmo que ele vá contra os preceitos que aqueles que estão sendo obrigados a realizar.

    No final voces só estarão fazendo o mesmo que fazem com vcs, usando a força para ir contra aquilo que não aceitam.

    E da mesma forma que um gay tem o direito de ser tratado normalmente dentro de suas crenças, um catolico, evangelico ou qq outro também tem o direito de ter as suas crenças respeitadas.

    E antes de qq coisa, eu não tenho religião. Já desisti delas, porém aprendi a respeitar a opnião de quem acredita e crêe. srsrs

    Pensa nisso, se quer respeito. Respeite.

    E o primeiro passo para conquistar o reconhecimento, é aceitar que perante os outros as pessoas sempre o considerão diferentes.

    Mesmo que não haja problemas nisso.

    E realmente fechando o assunto Caroline Cossey é um belo exemplo de que a aceitação de ser diferente é o primeiro passo. E também muito bonita.

    ResponderExcluir
  6. Vou deixar esse seu comentário aqui, até para que as pessoas vejam como funciona a dinâmica de uma mente totalmente carragada de preconceitos. Para vc o normal e aceitável é tão somente o macho, heterossexual, branco e sem nenhum tipo de deficiência física? Deve realmente ser muito triste, conviver com tanto preconceito e intolerância, meus pesâmes!

    ResponderExcluir
  7. @Vinicius

    parei de ler quando vc comparou um homossexual a um paralítico...

    snceramente... comparação TOTALMENTE infeliz

    ResponderExcluir
  8. Bem, o texto é muito bom. Retrata a nossa realidade. Porém, fiquei triste com alguns comentários. Inclusive com o comentário do autor, faltando com respeito com um dos leitores. Realmente a questão da homossexualidade é um tema polêmico e que causa diferentes reações. Vejo que muitos acreditam que é escolha. Poucos a veem como condição. É nesse sentido que devemos trabalhar. Quanto ao comentário do Vinicius, concordo com muito do que você disse, porém, comparar homossexuais com paralíticos (sic) foi uma escolha infeliz da sua parte. Com os portadores de necessidades especiais há compaixão. Com os homossexuais há ódio, intolerância, falta de respeito. Essa é a maior diferença. Quanto ao que você disse que os homossexuais nunca serão aceitos eu espero sinceramente que isso não seja verdade porque, afinal, espero que a sociedade evolua. Muitas pessoas já foram perseguidas por motivos considerados absurdos hoje em dia. Espero que o mesmo ocorra com os homossexuais. Já na questão religiosa, não me meto. Sou ateu, porém, respeito quem precisa de fé em alguma entidade suprema para viver em paz. Mas essa já é outra questão O que eu questiono é a impossibilidade da união civil perante o Estado Brasileiro. Reconhecimento da família homossexual, adoção por dois homens ou duas mulheres e assim por diante. Só essa interessa. Em suma, só queremos igualdade.

    ResponderExcluir
  9. Humm, então a falta de respeito é minha? Ok Leandro, se vc pensa assim, só posso lamentar, mas de forma alguma vou permitir que alguém venha aqui faltar com o respeito não somente comigo, mas com TODOS os outros leitores que tem um mínimo de bom senso, e ficar impune. Aqui é assim, bateu - levou, ou seja, se não sabe brincar não desce pro play, se fala o que quer pode, e vai, ouvir o que não quer, simples assim!

    ResponderExcluir
  10. Vocês sabiam que existe homossexualismo no mundo animal?...
    reflitam!
    Isso responde muitas coisas.

    ResponderExcluir
  11. Vocês sabiam que existe homossexualismo no mundo animal?...
    reflitam!
    Isso responde muitas coisas.
    existe canibalismo,e a lei do mais forte,ou seja isso não responde nada.

    ResponderExcluir
  12. Recentemente vi uma matéria em que cientistas alteraram o gene de uma rata, não me lembro bem o procedimento, mas após feito, o animal desenvolveu interesse pelo mesmo sexo.

    Mas ainda acredito mais na questão da "encarnação" do espírito em nosso nascimento, não sei se por erro de quem o faz, se por carma ou outro motivo.

    Mas é fato q a busca pela felicidade e equilibrio se torna um caminho árduo, dificultado pela insegurança, solidão, preconceito, etc.

    Sou solidário a todos os gays que conheço, tenho contato com vários, sei bem do que falo. Espero que a sociadade um dia mude e perceba que a anormalidade está dentro de suas cabeças...é tão simples e fácil viver.

    ResponderExcluir
  13. Antes de tudo peço desculpas pela comparação que fiz.

    A intenção era somente mostrar que aqueles que querem ser tratados como iguais, independente de qualquer deficiencia, conseguem ser tratados.

    Desde de que aceitem que em alguns pontos eles precisaram pensar diferente de todos. Não por serem piores, mas por que no caso dos paraliticos eles terão sempre uma limitação em algumas questões.

    No caso dos homossexuais eles sempre precisarão entender que a escolha deles sempre será polemica.

    No caso dos negros, muitos dizem: sou pobre pq sou negro. E na universidade tive muitos amigos negros, pobres, mas que resolveram lutar em vez de ficar reclamando.

    Se a minha mente é cheia de preconceitos, a sua tem muito mais preconceitos e medos.

    Tanta parcialidade que não foi capaz de ler e ver um simples fato que falei.

    Independente de qq coisa, somos todos iguais. Mas todos nós sempre teremos as nossas diferenças.

    Alguns em andar, outros em pensar.

    Mas ainda prefiro acreditar que podemos aceitar as nossas opniões.

    Se uma pessoa escolhe não ter contato com um gay é direito dele, apesar de acreditar que esse não seja o caminho.

    Porém ele terá de respeita-lo como cidadão, e não pelo fato de ser gay.

    Fecho dizendo que com pensamentos assim vcs nunca conseguirão conqustar o reconhecimente pleno da sociedade. Serão apenas aquilo que tanto temem....

    ResponderExcluir
  14. Pois é Vinicius, o melhor mesmo era não ter tentado a emenda, já que no seu caso, ficou ainda pior do que o soneto. Vc conseguiu piorar o que já era horrível de se pensar. Só posso tentar te aconselhar a buscar mais informações sobre aquilo que vc sequer desconfia. Falta de conhecimento não é vergonha para ninguém, mas não buscar este conhecimento, ai sim, é motivo de vergonha.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou orgulhosa pelos seus coments,vcs estavam resolvendo tudo na base da conversa e nao por xingamentos e palavroes espero q ele continue assim.
    Belo texto.

    ResponderExcluir
  16. Esplêndido texto.

    Aconteceu um grande alvoroço, e podemos analisar, o quando de ignorância ainda a presente, até mesmo com aqueles que aparentam saber oque está falando.
    Mas está é a realidade, as pessoas montam teorias em suas próprias mentes e realmente acreditam que aquilo é o certo eo absoluto, pobre de alma aqueles que acham que sabem oque é certo eo que não, o que é normal e o que não é.
    Não podemos julgar algo natural, ou existe ou não existe, quando não temos alguma coisa concreta para nós apoiarmos. Assim como a homossexualismo não tem uma definição sólida e concreta que isso somente viria de nossa ciência pois é o que temos de mais sólido em nossas vidas, não podemos ficar especulando ser ou não normal , do mesmo modo que a existência de um Deus maior não foi comprovada não é por este motivo que eu posso sair descriminando ou julgando qual quer pessoa que acredite.

    O único caminho para uma mente clara, e sem preconceitos é a informação.

    -Hugo Nasck

    ResponderExcluir
  17. HOmossexualismo pode ser normal para alguns e influencia sobre outros, se uma criança é filha adotiva de um casal gay, ela tem a influencia a se tornar um gayt, mesmo que não tenha nascida homossexual, portanto deviamos rever nossos conceitos sobre casamento homossexual, adoção de criança por parte de casais homossexuais e também tudo que a TV passa hoje em dia, voce ve em novelas, casais do mesmo sexo se beijando, coisa que não deveria existir, quantas crianças estão asssitindo a isso e talvez com o pensamento que deveriam fazer igual

    Acho isso uma vergonha mundial !

    ResponderExcluir
  18. Eu nao tenho preconceito, por isso eu acho nornal!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!