Homossexualidade é estilo de vida?

Por: Julio Marinho

A ignorância da sociedade, relacionada a homossexualidade, não é limitada aos cidadãos comuns. Ela  abrange, inclusive, setores onde há pessoas com grande poder de influenciar a opinião pública. Essas pessoas insistem em utilizar o argumento, no mínimo incoerente, de que gays querem impor seu "estilo de vida"(?), sobre todos.
 
A princípio existe uma confusão entre, "estilo de vida" e "orientação sexual". Além disso, como poderiam os gays, impor um estilo de vida a alguém? Gays nunca procuraram converter ou recrutar ninguém.

A homossexualidade, é apenas como a heterossexualidade, nada mais que uma orientação sexual, não se escolhe ser gay ou hétero, não se pode mudar, portanto, não há como, mesmo que gays quisessem, impor um "estilo de vida" a alguém. É perturbador imaginar, que um grande número de pessoas, com base em ideais e/ou crenças religiosas, condenem os homossexuais e tentem forçar uma mudança, ou os encorajem a mentir sobre quem são, ou de lhes negar o direito de viverem sua vida, autenticamente, como qualquer heterossexual. São eles, os heterossexuais, que impõem a sua heteronormatividade, não o contrário.

Acredito que a homofobia é, talvez, o último preconceito aceitável. Caso contrário, como poderiam nossos esforços para estimular as pessoas a não discriminar os homossexuais, serem interpretados no sentido de impor um "estilo de vida gay" aos outros? Você pode imaginar qualquer um que seja contrário a discriminação contra as mulheres, negros, índios e nordestinos, por exemplo, ser compreendido. Já no caso dos homossexuais é diferente, são acusados de "impor" um certo estilo de vida.

Nós simplesmente esperamos que a sociedade não discrimine os homossexuais, assim como as  pessoas esperam da sociedade mais respeito e igualdade para as mulheres. Quando e como isso pode ter sido distorcido, a ponto de dizerem que gays querem impor um estilo de vida? A única coisa que se espera, isso é verdade, é a igualdade de direitos, o respeito e a não discriminação, será que isso é pedir demais?

Falam muito em "decadência dos valores tradicionais da família", eu não sei de qual tradição estão falando. Porque de acordo com muitas tradições, o casamento nunca foi um ato de  amor. Em muitas tradições, o casamento não se tratava da união entre um homem e uma mulher, mas de um homem e tantas mulheres ele pudesse comprar. Então, de que valor tradicional essas pessoas estão falando? Será que todos os valores tradicionais da família são realmente bons?

Chega a ser surpreende e ultrajante a comparação que muitos fazem entre a homossexualidade, bestialidade e pedofilia. Porque não existe nenhuma relação entre si, de forma alguma. No entanto, curiosamente, muitas pessoas no passado, acreditavam que o casamento inter-racial levaria a bestialidade, e agora, algumas pessoas usam o mesmo argumento contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Não seria a hora de aprendermos algo com a história?

Outro argumento muito utilizado, pelos fundamentalistas religiosos e falsos moralistas de plantão, é o fato de que o sexo entre homossexuais é improdutivo no sentido da procriação. Ora pois, então os casais estéreis e os idosos também deveriam ser proibidos de se casar? Afinal de contas, o sexo entre eles também é improdutivo, pelo menos para fins gestatórios. Mas será mesmo que o sexo tem apenas essa finalidade?

Bem, existem muitas outras questões a serem discutidas, mas no momento não pretendo me aprofundar. Eu só queria mesmo era chamar atenção sobre essa falácia de que, gays querem impor seu "estilo de vida". Na verdade esse é somente mais um dos muitos golpes baixos que os intolerantes utilizam contra um grupo de pessoas que, só espera um pouco mais de justiça e igualdade.

Mas, ao final das contas, a história nos ensina que pode até demorar um pouco, mas um dia essas barreiras acabam ruindo junto com seus mantenedores. O importante é continuar lutando e tentando informar aos mais desavisados.

Comentários

  1. Pois bem, creio q muito foi dito e ainda pouco é feito,a decadas se houve discusões a cerca da hossexualidade,esta ja fez parte dos anais da psiquiátria.Lembro-me q na época da minha formação profissional,era nos imposto ser esta identidade sexual uma "doença",felizmente hj já ñ consta nas classificações de transtorno de comportamento. Comportamento?qr comportamento mais doente ,este de pessoas q ainda hj em pleno século 21 ainda se armam de auto e pre conceitos?existe coisa mais tosca e mediocre do q querer clasificar pessoas? Pessoas são pessoas,compostas por seu carater,personalidade,seus sonhos,desejos,afetos, e tbm por suas perdas e frustrações.Sinceramente espero um dia ler,um artigo que retrate a igualdade de direitos entre os humanos,sejam eles homens ou mulheres,pretos ou brancos,heteros ou homos.
    Muito pertinente a abordagem deste tópico...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Eleine!

    ResponderExcluir
  3. OI, eu achei o seu blog, muito sem querer mesmo, estava fazendo uma pesquisa minha pra facudade. Enfim, li algo seu e gostei do modo como vc escreve. Mas, não achei um e-mail ou do tipo para me comunicar com vc! Fica a dica: crie um e-mail para isso, seria bom trocar ideias.
    Mateus de Belo horizonte

    ResponderExcluir
  4. Oi Mateus, que bom que vc gostou, fico muito lisonjeado. Quanto ao e-mail farei sim e obrigado pela dica, mas vc também pode se comunicar comigo via Facebook, Twitter e/ou Orkut, e claro por aqui mesmo rsrsrsrs. Trocar idéias sempre é bom, sempre podemos aprender com os outros. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Estilo de vida..

    ResponderExcluir
  6. "Gays nunca procuraram converter ou recrutar ninguém."

    Sorry cara mas vc estah enganado...eu andei com uma turma bi e tive de sair dela pq se eu não entrasse no esquema era tratado diferente...e toda hora alguem tentava me convencer que eu era gay e não sabia!

    ResponderExcluir
  7. O que o anônimo falou acima aconteceu comigo também. Eu achava o pessoal interessante mas esse papo de que eu era gay inrustido me fez pular fora, sabe, tomei antipatia. Mas nada contra a sociedade GLB. Só acho que tudo é superável. E eu conheço homens que abandonaram o homossexualismo de vez. Incrível a resiliência de certas pessoas. Abraço. o/

    ResponderExcluir
  8. A única coisa que se espera, isso é verdade, é a igualdade de direitos, o respeito e a não discriminação, será que isso é pedir demais?

    Tem grupos ativistas Gays que não pregam a igualdade,como por exemplo os que defendem cotas para professor LGBT,que na minha opiniao,só aumenta a desigualdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!